Maio Amarelo: Governo do Tocantins promove campanha educativa pela vida

0
617

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre importância da direção responsável no trânsito para a redução de acidentes, o Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), vai realizar uma campanha virtual educativa durante todo o mês de maio. A campanha desenvolvida para o Maio Amarelo deste ano envolve o tema Respeito e responsabilidade: Pratique no Trânsito.

A campanha educativa será realizada por meio da rede social da Ageto e terá como público-alvo a população em geral, para a conscientização de condutores, ciclistas e pedestres. Ela vai chamar a atenção para a importância do comportamento correto no trânsito para redução no número de acidentes e, consequentemente, de mortes ou de vítimas com sequelas permanentes.

“No Tocantins, em outras edições, fizemos blitz educativa nas rodovias e outras ações presenciais, mas para evitar qualquer tipo aglomeração de pessoas durante o período de pandemia estamos fazendo a campanha com o uso das redes sociais para dar visibilidade a esse movimento e promover essa conscientização por menos mortes no trânsito”, explica diretora de Engenharia de Tráfego e Segurança Viária da Ageto, Lúcia Leiko.

A segurança viária vai além de vias trafegáveis, sinalização e fiscalização. Quem trafega diariamente por ruas, avenidas e rodovias estaduais precisa estar consciente da parcela de responsabilidade que cada um carrega para garantir mais segurança no trânsito. Decisões como: atravessar fora da faixa, dirigir alcoolizado ou acima do limite de velocidade, fazer ultrapassagens perigosas, não respeitar a sinalização podem ter sérias consequências.

“O trânsito seguro envolve a tomada de consciência, de todos os envolvidos, de como as suas ações podem ter um impacto direto na preservação da sua vida e de outras pessoas. Por isso, a importância de termos um momento, como o Maio Amarelo, para colocar em pauta o tema da segurança viária”, reforça a secretária da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin.

Maio Amarelo

O mês de maio se tornou referência para a campanha de conscientização sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito, após a ONU ter decretado, em maio de 2011, a Década para Segurança no Trânsito. Já a escolha da cor amarela para marcar o mês é por ela simbolizar atenção e advertência no trânsito.

A proposta do Maio Amarelo é que o mês seja dedicado a colocar em pauta o tema da segurança viária por órgãos, entidades, sociedade organizada, dentre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui