Tocantins e Maranhão firmam parceria para rota turística integrada

0
508

A integração entre roteiros turísticos que garantam contato com a natureza, aventura e experiências culturais, já promovida por algumas agências de receptivo, tem sido uma das apostas do Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), e do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para dois importantes roteiros turísticos desses estados.

A estruturação de uma rota integrada entre Jalapão e Chapada das Mesas foi a pauta de uma reunião ocorrida nessa segunda-feira, 3, com a participação do presidente da Adetuc, Jairo Mariano; do secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior; do superintendente da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) da Chapada das Mesas, Beto Kelnner; da superintendente de Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, além de técnicos dos dois estados.

A proposta, que visa fomentar ações para o desenvolvimento do turismo nos estados que fazem divisa, tem sido vista como a oportunidade de fortalecer as regiões durante a retomada do turismo.

O novo roteiro turístico contempla 690 km, com uma variedade de atrativos naturais, além de acessos facilitados feitos pelo aeroportos de Imperatriz e Palmas. Entre os atrativos que podem ser visitados no roteiro integrado, que garante um contato direto com a natureza, estão cachoeiras, fervedouros, dunas e lugares com águas cristalinas e de tonalidades azuis extraordinárias.

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, reforçou a importância das parcerias para o fortalecimento do turismo em todo o país, principalmente, na formatação de produtos inovadores que irão melhorar a performance das regiões turistas durante a retomada. “Nós já temos produtos solidificados e precisamos inovar nas experiências que eles proporcionam aos visitantes. Esta, mais do que nunca, é a hora dos estados se unirem para impulsionar a retomada do turismo e inovar em produtos que irão atrair pessoas e, consequentemente, impactar na economia e no desenvolvimento regional”, completou, ao mencionar o interesse do Governo do Tocantins em firmar parcerias que viabilizem o crescimento do Turismo.

“Eu aposto muito nesse produto e nessa parceria, pois entendemos que já há uma demanda natural precisando, apenas, de algumas intervenções e melhorias para ficar mais estruturada. Sabemos que as pessoas irão procurar o ecoturismo, o turismo de aventura e ter várias opções ao ar livre é um diferencial de mercado, principalmente por ser um produto onde o turista irá desfrutar de forma segura e personalizada”, frisou o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior.

Jalapão e Chapada das Mesas

Um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão, está localizado em plena mata de transição entre o Cerrado e a Caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas. Dentre os principais atrativos do Parque do Jalapão estão a Cachoeira da Velha, a Cachoeira da Formiga, as dunas, o Fervedouro, o Povoado Mumbuca, a Prainha da Cachoeira Velha, a Serra do Espírito Santo, o Rio Novo e a prática de rafting.

O Polo Turístico da Chapada das Mesas, composto por 12 municípios, recebe milhares de turistas todos os anos, principalmente no período que vai de junho a outubro. As cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina, com temperaturas amenas em torno de 22° C, em meio aos imensos paredões rochosos, são as grandes responsáveis pelo encanto que envolve o local.

As cachoeiras de São Romão e a Cachoeira da Prata se destacam por sua grandeza e pelo tom azulado de suas águas, além disso outras atrações como o trekking até o Morro das Figuras, o portal da Chapada e as trilhas ecológicas com inscrições rupestres como a que leva até o Morro do Chapéu não deixam nada a desejar no quesito aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui