Governador Mauro Carlesse lança Observatório do Turismo voltado a turistas e investidores

0
463

O Governo do Tocantins lançou na manhã desta segunda-feira, 10, o portal do Observatório do Turismo, o site promocional do Estado, o Guia da Pesca Esportiva e o Guia Prático de Observações de Aves, que permitirão, aos amantes da pesca esportiva, da observação de aves e viajantes em geral, terem acesso detalhado às informações turísticas sobre o Tocantins. O lançamento ocorreu no gabinete do governador Mauro Carlesse, no Palácio Araguaia, e contou com a presença do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano; da deputada Estadual Claudia Lelis e de representantes do trade turístico do Estado.

O presidente da Adetuc, ao apresentar o portal eletrônico, explicou que a iniciativa tem como objetivo sistematizar o retrato da economia do turismo regional, dividido por segmentos e atividades, além de facilitar o planejamento tanto da gestão pública quanto das empresas privadas voltadas à atividade turística. “A partir de agora, contaremos com uma base sólida de informações para o monitoramento estratégico e sistemático da atividade turística no Estado do Tocantins”, comemorou o presidente Jairo Mariano.

O governador Mauro Carlesse ressaltou a importância da plataforma tanto para os turistas quanto para os futuros investidores. “Os sites, bem como os manuais lançados hoje, são de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado, pois estamos dando, ao turista, novos atrativos; e aos investidores, destacando nosso potencial turístico, o qual ele poderá fazer seus investimentos”, destacou.

O vice-governador Wanderlei Barbosa, que também participou do lançamento, destacou o trabalho da Adetuc em tornar essas informações mais acessíveis ao trade turístico. “Levar informação às agências e melhorar essa acessibilidade às informações dos nossos atrativos são benéficos para o Tocantins, pois mostram a organização da nossa Adetuc e o comprometimento da Gestão com o turismo do nosso Estado”, pontuou.

Observatório

Desenvolvido com recursos do Banco Mundial, via Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), o Observatório do Turismo reúne dados coletados por meio de instituições públicas e privadas, que poderão ser acessadas pelo endereço observatorio.turismo.to.gov.br. O site terá atualizações constantes.

Pesca Esportiva

O Guia de Pesca Esportiva foi elaborado por meio do Plano Operacional de Desenvolvimento da Pesca Esportiva no Estado do Tocantins e contou com recursos do Banco Mundial, via PDRIS. Além do guia impresso, o projeto envolveu mapeamento; famtour (é um processo que consiste em trazer agentes de viagens para uma visita técnica exploratória, com o intuito de mostrar o que estão oferecendo ao cliente) com empresas e jornalistas especializados; e ainda oficinas de capacitação dos condutores, que agora estarão credenciados a atuar com as carteirinhas emitidas pela Adetuc, conforme portaria conjunta com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Observação de aves

O Turismo de Observação de Aves ou Birdwatching é uma das apostas do Governo do Tocantins para atrair visitantes com esse perfil de interesse por ser um turismo que acontece em áreas de isolamento social. O projeto, também desenvolvido com recursos do PDRIS, envolveu o mapeamento de áreas e espécies, oficinas de qualificação de condutores, além da elaboração do Guia Prático de Observações de Aves do Estado do Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui