Governo do Tocantins e Embrapa discutem parceria para monitoramento genético de alevinos

0
364

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), vem priorizando a implantação de políticas públicas na área da aquicultura no Estado e fortalecendo as parcerias com instituições que desenvolvem tecnologias no setor. Neste sentido, o secretário da Seagro, Jaime Café, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 17, com a chefe-geral da Embrapa, Pesca e Aquicultura no Tocantins, Danielle de Bem Luiz, para discutir uma parceria entre as instituições para a implantação do Programa de Monitoramento Genético na Produção de alevinos e formas jovens do Tocantins (ProgenAqua-TO).

A Seagro, por meio da diretoria para Aquicultura, já inseriu em seu Plano Plurianual (PPA) uma ação que tem como objetivo o desenvolvimento do programa que aplicará a tecnologia Tambaplus com os produtores de alevinos do Estado. “É de suma importância o monitoramento genético da qualidade de produção de alevinos e formas jovens. Com a expertise da Embrapa, o Governo do Tocantins terá pleno êxito em suas ações”, pontou o secretário Jaime Café durante a reunião.

Na oportunidade, o secretário entregoum à chefe-geral Daniellem uma cópia do programa ProgenAqua-TO. Elaborado pela equipe técnica da Seagro, juntamente com os pesquisadores da Embrapa, Pesca e Aquicultura, o documento será analisado e posteriormente será formalizada a parceria entre as instituições. O programa também conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).

“Fico feliz que os projetos da Seagro estão alinhados com os nossos. Implantar políticas públicas é algo urgente e necessário que vai colocar o Tocantins como referência”, pontuou a chefe-geral Danielle.

Agrotins

Durante a reunião, também foram apresentadas e discutidas ações específicas sobre a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) de 2021, que será realizada de 15 a 18 de junho. A Embrapa, Pesca e Aquicultura no Tocantins é parceira da feira e sempre expõe conhecimentos e tecnologias como ações de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia aos diversos segmentos do agronegócio.

Também participaram da reunião os diretores Seagro de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade, Fernando Garcia; e para Aquicultura, Alexandre Godinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui