“Preconceituosa”: Autoridades rebatem matéria do El País sobre recursos destinados a Paraíso do Tocantins

0
879
PARAÍSO DO TOCANTINS VISTA DO ALTO DA SERRA DO ESTRONDO

Da Redação

Se antes as críticas de parte da chamada ‘grande imprensa’ eram sobre os desvios de verbas e a demora na liberação de recursos, que geravam centenas de obras paralisadas por todo Brasil, hoje elas rodeiam a agilidade e as ações em prol de benefícios para as pequenas cidades“.

A matéria “Os milhões do orçamento secreto para a pequena Paraíso do Tocantins azeitam a engrenagem que brinda Bolsonaro” foi rechaçada pelas autoridades citadas no texto de autoria do site El Pais Brasil, publicado na última sexta-feira, 21.

Na matéria, o El País critica o fato de o líder do Governo no Senado Federal, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), ter agilizado junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, que é o órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional e Urbano, e responsável pelo fomento do progresso nessas regiões, recursos em tempo hábil para o município de Paraíso do Tocantins, o qual o site classifica como “pequena”.

Ainda de acordo com o El Pais, o pedido feito à Codevasf teria ocorrido no dia 3 de maio de 2021, quando o Senador teria intermediado uma visita do prefeito de Paraíso, Celso Morais, ao presidente do órgão, Marcelo Moreira.

Em entrevista ao Portal Benício, o prefeito Celso Morais fez questão de dizer que sua gestão desconhece qualquer orçamento batizado como “secreto” e confirmou que os recursos no valor de R$ 38 milhões foram direcionados a Paraíso do Tocantins pelo senador, Eduardo Gomes, e pelo deputado federal, Carlos Gaguim. Ainda de acordo com ele, a prefeitura está se esforçando para “fazer um projeto bem feito e uma licitação limpa e dentro de todas as normalidades”.

SENADOR EDUARDO GOMES, DEPUTADO CARLOS GAGUIM, E O PREFEITO CELSO MORAIS, COM O PRESIDENTE DA CODEVASF, MARCELO MOREIRA

“Essas obras são muito importantes para o nosso Município porque vão contemplar todos os bairros da cidade aonde ainda não existem pavimentação asfáltica. Não temos nenhum conhecimento a respeito de ‘orçamento secreto’ como diz a matéria, mas vamos realmente fazer valer a pena esse orçamento por ser muito importante para nossa comunidade” disse Celso Morais.

O Gestor confirmou que os recursos, que já estão empenhados, serão aplicados na construção de pavimentação asfáltica, drenagem e recapeamento de ruas. entre as regiões que serão beneficiadas estão o Setor Sul, na região sul de Paraíso, Setor Buritis, Setor jardim Paulista, Setor Milena, Vila Regina, também na região sul, além dos distritos de Santana (Santaninha) e Santa Luzia.

“Estamos fazendo a nossa parte e realmente os recursos foram destinados à nossa cidade e já estamos fazendo os levantamentos e os projetos. Após esse momento, vamos licitar da forma mais justa e limpa possível, e temos a certeza de que vamos executar essas obras que são muito esperadas pela população de nossa cidade” ressaltou o Prefeito.

Celso Morais entende que a matéria do El País não prejudica sua cidade nem mesmo o senador Eduardo ou o deputado Carlos Gaguim. Na sua avaliação, Paraíso teria agido rápido para conseguir os recursos, e foi usada como pretexto para que a reportagem conseguisse atingir diretamente o presidente Jair Bolsonaro.

No decorrer da matéria vários itens foram citados sobre suposto “orçamento secreto”. No entanto, o texto reconhece que trata-se de uma reivindicação de 2019 e demanda antiga da cidade.

“É uma matéria de cunho político em relação ao nosso Presidente Bolsonaro. Com certeza isso é política, e pelo fato de nossa cidade cotada para receber o maior orçamento da Codevasf no Tocantins. Realmente isso chama a atenção, porém tudo está sendo feito da forma mais clara possível e isso não tem nada a ver. O que eles querem é prejudicar o presidente Bolsonaro” destacou Morais.

Ao mesmo tempo Celso lembrou que a prefeitura poderia ter aderido a uma ata da Codevasf, mas que ele preferiu realizar uma licitação no Município para que as pessoas e os órgãos de fiscalização pudessem acompanhar todo o processo. Desde quando foi eleito, no dia 15 de novembro de 2020, o prefeito Celso foi cinco vezes a Brasília tratar desse e de outros assuntos de interesse da comunidade paraisense.

“Estive em Brasília tantas vezes depois de novembro, só este ano foram três vezes, para conseguirmos salvar um recurso dessa tamanho, e ainda vem pessoas com uma conversa dessa. Não vamos abrir mão de trabalhar em prol da nossa gente” avisou.

Líder do Governo no Senado Federal, o senador Eduardo Gomes tem sido um dos autores de grandes investimentos encaminhados para os municípios tocantinenses.  Em áudio, ele disse que a matéria do El País “é preconceituosa”, e que hoje, Paraíso e o Tocantins têm condições de competir na busca de investimentos com estados como São Paulo, Rio, Minas entre outros.

“Primeiro que Paraíso não é pequenina e frágil. Paraíso é pujante e uma das capitais econômicas do Norte do País. A matéria é preconceituosa e sem nenhum sentido, más isso é bom pra mostrar que temos condições de disputar recursos com São Paulo, com o Rio (de Janeiro) com Minas Gerais, e levar esses recursos para Paraíso. No dia da inauguração estaremos juntos” disse o senador Eduardo Gomes.

REPRESENTAÇÃO

Senadores e deputados federais são os caminhos que os municípios têm para pleitear recursos em Brasília. Não há outra forma de receber recursos federais a não ser por meio desses representantes. Os prefeitos levam as demandas de suas cidades e os representantes fazem ã intermediação juntos aos órgãos federais. Porém, recursos empenhados não significam recursos recebidos. Paraíso do Tocantins é uma das cidades brasileiras onde obras importantíssimas foram abandonadas no passado. Como exemplo, as obras de canalização do Córrego Pernada e a Travessia Urbana, da BR-153. Todos esses recursos, orçados em mais de R$ 130 milhões,  teriam sido empenhados ainda em 2009.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui