Última e maior superlua de 2021 acontece nesta quarta 26 com eclipse

0
668

Da Redação/Escola Brasil

Acontece nesta quarta-feira, 26 de maio, a última e maior superlua de 2021. Mas esse não é o único espetáculo, no mesmo momento acontece o último eclipse do ano, que não será visível no Brasil.

O fenômeno da Superlua ocorre quando esse satélite natural ocupa a posição de maior proximidade com a terra, apresentando-se aproximadamente 15% maior e com cerca de 30% a mais de luminosidade. O fenômeno torna-se especial quando coincide com a fase cheia, fazendo com que a Lua seja percebida com um tamanho muito superior ao normal.

Ocorrência do fenômeno

Exatamente no dia 14 de novembro de 2016 a Lua esteve na fase cheia e ocupou a posição de maior proximidade da Terra. A última aproximação de forma semelhante ocorreu em 1948 e a próxima vez em que veremos nosso satélite de tão perto será em novembro de 2034!

O tempo necessário para que a Lua complete um giro ao redor da Terra é de aproximadamente 27 dias. Nesse tempo, ela sempre ocupa a posição de apogeu e perigeu. O que faz a Superlua ser especial é a diferença de tempo entre o exato momento em que ela se encontra na posição do perigeu e o momento da ocorrência da fase cheia. Quanto menor essa diferença, maior será a aproximação do satélite.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui