Rebanho de bovídeos deve ser vacinado contra aftosa até a próxima segunda-feira, 31

0
557

Welcton de Oliveira 

Pecuaristas tocantinenses devem atentar-se para o fim do prazo, da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que encerra na próxima segunda-feira, 31. Já a comprovação da vacinação, que também é obrigatória, segue até 10 de julho. A expectativa do Governo do Tocantins é vacinar todo o rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) que soma cerca de 9 milhões de animais.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, nesta etapa da campanha, deverá ser vacinado todos os bovídeos da propriedade, independente da faixa etária.  “A vacinação está ocorrendo dentro da normalidade, mas, queremos reforçar àqueles pecuaristas que ainda não vacinaram o rebanho para que façam o quanto antes, pois não haverá prorrogação de prazo da campanha,” disse o João Eduardo.

Para declarar o rebanho, o produtor rural deverá apresentar a carta-aviso preenchida com dados dos rebanhos juntamente com a nota fiscal das vacinas, em uma das unidades da Adapec, presente em todo o Estado. E quem deixar de vacinar será cobrado multa no valor R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada à comprovação da vacinação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui