Semana do governador Carlesse foi marcada por acordo com Incra, reunião com vereadores e anúncio da vacinação dos profissionais da Educação

0
527

A última semana de maio do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, foi marcada por ações importantes para beneficiar a população tocantinense, como o Acordo de Cooperação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), reunião com vereadores dos municípios do Vale do Araguaia e com o presidente da União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), a determinação para a divulgação das ações e aplicação dos recursos oriundos do Governo Federal destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus no Estado, além de anunciar a vacinação dos profissionais da área da educação no Tocantins.

Acordo com o Incra

Na segunda-feira, 24, foi assinado um Acordo de Cooperação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para emissão de títulos definitivos de terras. A iniciativa beneficiará milhares de famílias e vai proporcionar meios de expansão da capacidade operacional de regularização fundiária e de titulação, agilizar processos, garantir segurança jurídica, reduzir custos operacionais e dar celeridade aos procedimentos de regularização e titulação de assentamentos da reforma agrária e áreas federais. A solenidade foi realizada no Palácio Araguaia e contou com a presença do presidente do Incra, Geraldo Melo Filho.

O governador Mauro Carlesse destacou a importância da colaboração que será dada pelos servidores estaduais para a concretização das ações de regularização fundiária no Estado. “A atuação dos servidores estaduais, devidamente treinados e capacitados pelo Incra, será relevante para auxiliar no cadastramento de imóveis rurais e, o mais importante, eles vão contribuir para que estas ações ocorram com a agilidade que a situação exige. Esta é uma das melhores parcerias que vamos fazer, pois vamos dar dignidade e a segurança que estas pessoas merecem”, afirmou.

Vale do Araguaia

Ainda na segunda-feira, o Governador participou de uma reunião na Assembleia Legislativa com representantes das câmaras de vereadores dos municípios do Vale do Araguaia. O objetivo foi conhecer o projeto de implantação da União dos Vereadores do Vale do Araguaia, que abrange os municípios de Dois Irmãos, Lagoa da confusão, Pium, Nova Rosalândia, Abreulândia, Cristalândia, Barrolândia Divinópolis, Miranorte, Marianópolis, Araguacema e Caseara.

O governador Mauro Carlesse destacou que a criação da entidade é uma forma democrática de os vereadores se organizarem e participarem melhor do processo de desenvolvimento dos seus respectivos municípios. “Eu sempre defendo a harmonia entre o Executivo e o Legislativo e, nos municípios, os vereadores é que estão mais próximos da comunidade, portanto, devem ser sempre ouvidos e valorizados”, pontuou.

Sala Municipalista            

Na quarta-feira, 26, o presidente da União dos Vereadores do Tocantins (UVET), Terciliano Gomes, fez uma visita ao Palácio Araguaia e conheceu a Sala Municipalista, idealizada e implantada pelo governador Mauro Carlesse, para dar suporte aos líderes e agentes políticos, e à comunidade. O local conta com sala de apoio à gestão municipalista; sala de reuniões; sala do chefe de Gabinete do Governador; e sala do Governador.

“As nossas lideranças, os nossos vereadores, os prefeitos e o povo precisa de apoio e suporte técnico para resolver suas demandas em Palmas. Esse espaço foi idealizado com esse objetivo. É um espaço para o povo do nosso Estado”, frisou o Governador.

Divulgação

Esta semana Mauro Carlesse determinou a ampla divulgação das ações e aplicação dos recursos oriundos do Governo Federal destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus. A iniciativa visa dar transparência aos gastos públicos para não haver danos ao erário, além de garantir os insumos necessários ao atendimento da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Governo do Tocantins recebeu da União, do início da pandemia até a primeira quinzena de abril, um total de R$ 142 milhões para ações de enfrentamento à Covid-19, incluídos, neste valor, as doações de equipamentos de proteção e respiradores. Ao longo desse período, o Tocantins criou 481 leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19, sendo 266 clínicos e 181 UTIs.

Vacinação dos professores

E nesta sexta-feira, 28, o governador Mauro Carlesse anunciou que a partir da próxima semana, os profissionais da área da educação que atuam nas redes de ensino em todo o Estado, públicas ou particulares, começam a ser vacinados contra a Covid-19.

O anúncio da vacinação se dá após o Ministério da Saúde acatar o pedido do Governador para incluir os profissionais da área da educação no grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). No dia 11 de maio, o governador Mauro Carlesse reuniu-se pessoalmente com o ministro Marcelo Queiroga para reiterar o pedido que havia feito dias antes via ofício.

Governador Mauro Carlesse destacou que a criação da União dos Vereadores do Vale do Araguaia é uma forma democrática de os vereadores se organizarem e participarem melhor do processo de desenvolvimento dos seus respectivos municípios – Clayton Cristus/Aleto

Na quarta-feira, 26, o presidente da União dos Vereadores do Tocantins (UVET), Terciliano Gomes, fez uma visita ao Palácio Araguaia e conheceu a Sala Municipalista, idealizada e implantada pelo governador Mauro Carlesse, para dar suporte aos líderes e agentes políticos – Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Jarbas Coutinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui