Equipes vão percorrer 32 municípios com o projeto Foco no Fogo

0
491

Ascom

Cerca de 200 propriedades estão sendo visitadas nesta segunda-feira, 7, no primeiro dia do projeto Foco no Fogo, do Comitê Estadual de prevenção e combate aos incêndios florestais – Comitê do Fogo, lançado oficialmente em uma cerimônia às 8 horas, na sede do Corpo de Bombeiros Militar. O evento reuniu os principais parceiros que, em seguida, foram a campo para ações diretas com proprietários rurais no entorno de Palmas.

A cerimônia do lançamento do Projeto contou também com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa, que defendeu o Foco no Fogo alertando para os sérios problemas respiratórios que acometem a população neste período seco no Estado, e mais grave ainda com a pandemia da Covid-19. “Se tivermos uma nuvem de fumaça, vai aumentar ainda mais a gravidade e a possibilidade das pessoas irem para os hospitais, correndo o risco de serem infectadas pelo novo Coronavírus e terem problemas ainda mais sérios”, afirmou.

Wanderlei Barbosa adiantou que as ações do projeto Foco no Fogo são preventivas e o Governo do Tocantins expressa sua preocupação por meio das diversas secretarias estaduais e demais parceiros, indo a campo com orientação e conscientização para o não uso das queimadas.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins(CBMTO) e coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, frisou que 32 municípios serão beneficiados com as ações do projeto Foco no Fogo, e não só nos dez que mais tiveram focos de queimadas no ano passado. “As equipes vão a campo com um olhar diferente e com várias ações o homem do campo. E por conta da pandemia, estamos focados também no lavrador que esteja passando alguma dificuldade e, por isso, junto com a Setas [Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social], estamos levando cestas básicas para quem precisa”, relatou.

Nesta segunda-feira, dez rotas na zona rural da Capital foram organizadas e estão recebendo as equipes. As principais ações neste período, com o Projeto, são para o não uso do fogo, para a execução dos aceiros nos limites das propriedades e o respeito à legislação ambiental como um todo.

O projeto Foco no Fogo é uma continuidade das ações do Estado e parceiros, desde o começo do ano, contra as queimadas.

Cada equipe usa um aplicativo, onde são anotadas informações das propriedades visitadas nos municípios e, no final do Projeto, serão confrontadas com os dados das que mais queimaram em 2020.

A previsão é para que, ainda esta semana, ocorram visitas também à zona rural dos municípios de Porto Nacional e Lajeado.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou os cuidados que cada família precisa ter para não usar fogo neste período seco – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Parceiros do Comitê do Fogo lançaram o Projeto Foco no Fogo em cerimônia do CBMTO – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui