Governador Carlesse irá solicitar ao Ministério da Saúde inclusão dos técnicos de defesa agropecuária no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19

0
380

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na manhã desta terça-feira, 8, que irá solicitar ao Ministério da Saúde (MS), que servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec/TO) sejam inseridos nos grupos prioritários da vacinação da Covid-19. O anúncio foi feito durante encontro entre o Governador, o presidente da Adapec, Paulo Lima; e um grupo de servidores do órgão.

“Nós respeitamos o PNI [Plano Nacional de Imunização], mas entendemos a demanda dos servidores e vamos solicitar ao Ministério da Saúde a inclusão dos agentes de defesa agropecuária nos grupos prioritários”, enfatizou o Governador.

Durante o encontro, o gerente de Inspeção Animal da Adapec Palmas, Antônio José de Caminha, destacou o trabalho desenvolvido pelos agentes e apresentou as principais demandas. “Precisamos entrar em frigoríficos que mantêm um grande número de funcionários e, assim, ficamos expostos à contaminação”, informou.

Em abril de 2020, o Governo Federal publicou o Decreto nº 10.282, no qual foram definidos como essenciais os serviços públicos de vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias, prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doenças dos animais além da vigilância agropecuária internacional.

Progressões e data-base

Quanto ao pagamento dos benefícios congelados, o governador Mauro Carlesse comunicou que um estudo está sendo realizado, pelo seu secretariado, a fim de resolver essa questão. “Já estamos com um estudo em andamento para encontrar a melhor maneira de resolver esse problema. Até o início do segundo semestre, teremos uma resposta para todos os servidores do Estado”, enfatizou o Governador.

Gabinete de portas abertas

Ao final da reunião, o presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou a política do gabinete de portas abertas do governador Mauro Carlesse. “Nós só temos a agradecer pela disponibilidade do Governador em nos receber, são demandas de mais de 20 anos e só agora os servidores da Adapec tiveram essa oportunidade de serem recebidos pelo Governador do Estado. Isso para nós já é uma vitória”, frisou.

Participaram da reunião diretores, gerentes e delegados regionais da Adapec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui