Em 12 dias de junho Paraíso registrou 131 casos de covid. Pium teve quase o dobro

0
552
PARAÍSO DO TOCANTINS VISTA DO ALTO DA SERRA DO ESTRONDO

Da Redação

A média diária de casos de covid-19 em Paraíso do Tocantins continua baixa em relação a março e abril de 2021. Nos primeiros 12 dias do mês de junho, foram registrados 131 casos, o que representa cerca de 11 casos por dia.

Em Nota ao Portal Benício, o prefeito Celso Morais e o secretário de saúde, Arllérico André, atribuíram a queda do numero de casos às ações da gestão municipal, o apoio a comunidade e o avança na vacinação. Paraíso já ultrapassou 15 mil pessoas vacinadas, como previu nossa redação na última sexta, 11.

No entanto as autoridades ressaltam a importância de dar continuidade à prevenção contra a doença, para evitar a proliferação dos casos.

VEJA NOTA DA PREFEITURA:

PREFEITO CELSO MORAIS E SECRETÁRIO DE SAÚDE ARLLÉRICO ANDRÉ

“O Prefeito Celso Morais informa que nos últimos 10 dias observa  observa uma redução significativa do número de casos, em Paraíso do Tocantins, tendo em vista as várias ações realizadas pela Gestão Municipal para conter o vírus, apoio da comunidade local e avanço da vacinação contra a Covid19. Nesta última semana alcançamos mais de 15.000 doses aplicadas e na quinta-feira 10/06 e sexta-feira 11/06, foram realizadas 754 doses da vacina.

O Secretário Municipal de Saúde Arllérico André informa que neste momento conforme Boletim Epidemiológico Municipal (11/06) temos 138 casos ativos de Covid19 e 50 pessoas aguardando resultado. Diante do cenário Nacional e Estadual observamos que a transmissão da doença ainda é comunitária, com alta incidência de casos graves, então pedimos a colaboração da população para que continue mantendo as medidas preventivas. A prevenção é a principal medida para o combate à Covid19.
Pedimos a população que continue utilizando a máscara facial, evite aglomerações, mantenha o distanciamento, higienize sempre as mãos, mantenha os cuidados no ambiente de trabalho, como também os cuidados complementares e se faz parte dos novos grupos prioritários da vacinação contra a Covid19 conforme o Plano de Operacionalização Contra a Covid19, procure a Unidade de Saúde Araci Aires Parente – Sespe para receber o imunizante. A vacinação é uma das principais formas de prevenção da doença e tem apresentado grande eficácia.
Em Paraíso do Tocantins temos observado que a maior incidência de casos novos estão em grupos que ainda não foram contemplados pela vacina” diz a Nota.

PIUM TEVE QUASE O DOBRO DE CASOS NO MESMO PERÍODO

Contrariando o que ocorre em Paraíso do Tocantins, no vizinho município de Pium, a prefeitura não conseguiu conter o aumento de casos nesse mesmo período. Mesmo estando sob lockdown de 31 de maio a 9 de junho, Pium registrou 249 novos casos da covid-19.

O casos naquela região foram aumentando gradativamente após eventos que vinham sendo realizados pela própria prefeitura, como inauguração de cemitério no final de março, e realização de evento ciclístico no dia 25 de abril, que reuniu ciclistas de várias regiões do Estado.

Curiosamente, o estouro de casos no município, que é administrado pelo médico Valdemir Barros, ocorreu exatamente nos dias 08, 09, 10 e 11 de junho, quando toda cidade já estava totalmente fechada a quase uma semana, com exceção dos órgãos essenciais.

Apenas nesses quatro dias Pium registrou 208 moradores contaminados com a doença originária da China. A prefeitura local deve divulgar um balanço do resultado, negativo, obtido durante o lockdown.

Não há informações de qualquer ação por parte do Ministério Público da região em relação à triste situação de Pium. População foi contra o lockdown.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui