Projeto Foco no Fogo encerra primeira semana com ação social, conscientização e orientação

0
517

Iniciadas por Palmas, as visitas dos técnicos dos órgãos que integram o Comitê Estadual do Fogo romperam as divisas da Capital e já percorreram centenas de quilômetros de outros municípios na região central do Estado, levando ação social, orientação e conscientização por meio do Projeto Foco no Fogo. Com início no dia 7 deste mês, projeto atenderá, até meados de agosto, os 30 municípios com maior número de focos de calor registrado em 2020.

Em 2021,  há um sentido diferente nas abordagens, em que são também ofertadas cestas básicas para famílias carentes impactadas pela pandemia. Sem deixar de lado a orientação e a conscientização, os técnicos ainda acrescentam materiais impressos que falam sobre a importância do não uso do fogo, da construção de aceiros e os números de telefones que podem ser acionados em caso de flagrante incêndio criminoso.

“Essas ações entram no primeiro momento, que é quando fazemos as prevenções e elas têm caráter de orientação”, destaca o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual e do Comitê Estadual do Fogo. “Sabemos que, no Tocantins, geralmente o fogo é resultado da ação humana. Esse projeto é para evitar que no período crítico, entre agosto e setembro, a ação humana gere incêndios florestais e prejuízos de todas as formas para as pessoas, para o erário e para o meio ambiente”, acrescenta.

A avaliação da primeira semana de trabalho é positiva. Além de Palmas, as propriedades rurais em Monte do Carmo, Ponte Alta e Porto Nacional já foram visitadas. “Nesse momento, a gente chega com informação e não com punição. Então, isso dá uma recepção muito boa. Nesta primeira semana tivemos um engajamento das prefeituras também. É uma ação que vai dar muitos frutos no final”, relata o tenente-coronel Alves.

Nesta semana, as equipes foram compostas por veículos e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins (CBMTO); Defesa Civil Estadual; Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Energisa; PrevFogo/Ibama; Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA); Guarda Metropolitana de Palmas (GMP); Agencia de Defesa Agropecuária (Adapec); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Defesas Civis Municipais.


As regiões central, sul e sudeste são as primeiras no roteiro das equipes do Foco no Fogo, contudo, as propriedades localizadas no norte e extremo norte (Bico do Papagaio), também deverão ser visitadas até 18 de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui