Governador Carlesse destaca potencial do agro tocantinense e faz convite a investidores na abertura da Agrotins 2021 100% Digital

0
434

Com destaque para as potencialidades do Tocantins no setor do agronegócio, o governador Mauro Carlesse abriu nesta terça-feira, 15, a programação da Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2021 100% Digital. A abertura contou ainda com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café; do presidente da Embrapa, Celso Moretti, por videoconferência; e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, que enviou um depoimento. A Feira prossegue até a sexta-feira, 18, exclusivamente pela plataforma www.agrotins.to.gov.br.

O governador Mauro Carlesse destacou que o Estado está pronto para receber um desenvolvimento pleno e fez um convite aos investidores. “O Tocantins é um estado novo com segurança jurídica, vamos titular mais de 80 mil propriedades, o que possibilita ao produtor obter crédito e assim investir. O Estado está pronto, temos ferrovias, boas estradas, vamos ter hidrovias e temos excelentes incentivos fiscais para a indústria. Precisamos de indústrias para trabalhar com toda a matéria-prima produzida pelo agronegócio tocantinense e assim oportunizar emprego para a nossa população”, pontuou.

O formato digital da feira também foi destacado pelo Chefe do Executivo Estadual. “A Agrotins, nesse formato digital, é uma vitrine que leva o Tocantins para o Brasil e o mundo inteiro. A Feira vai trazer oportunidades de negócios para pequenos, médios e grandes produtores. Assim que a pandemia acabar, e esperamos que seja logo, eu acredito que a Feira deve adotar o formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais, proporcionando o acesso daqueles que não poderão estar aqui”, destacou.

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, destacou que 23 unidades de pesquisa da empresa de todas as regiões do país estão presentes na Agrotins 20121 100% Digital. “A Embrapa está presente na Agrotins em todas as edições, eu mesmo estive aí na primeira edição ainda como pesquisador e, ao longo dos anos, temos acompanhado o crescimento da feira, do agronegócio e da agricultura familiar no Tocantins. Neste ano, a Embrapa vai estar no espaço dos Pavilhões com cerca de 120 tecnologias, visitando a plataforma da Agrotins todos poderão conhecer. Vamos estar no Campo do Conhecimento com palestras gravadas e na programação ao vivo, com temas relevantes para o agro. A Agrotins está recheada de novidades, tecnologias e conhecimentos”, ressaltou.

A ministra Tereza Cristina não pôde comparecer, mas fez questão de enviar um depoimento no qual desejou sucesso ao evento. “Quero cumprimentar a todos os tocantinenses, em especial aos produtores e as produtoras rurais, por mais essa Agrotins que traz como novidade, este ano, as startups da agricultura para aproximar ainda mais os produtores da tecnologia. Eu acredito no potencial desse Estado tanto na agricultura quanto na pecuária e quero desejar muito sucesso na Agrotins 20121 100% Digital. Em breve, espero poder fazer uma visita a todos vocês”, destacou.

O secretário da Seagro, Jaime Café, fez questão de agradecer o incentivo dado pelo governador Mauro Carlesse para a realização da Feira. “Muito obrigado por acreditar e nos motivar. Quero agradecer a todos os servidores da Seagro e ao secretário de Estado da Comunicação, Élcio Mendes. Agradeço muito por poder trabalhar com uma equipe de governo competentíssima, todos dedicados, e também aos senhores produtores que vão acompanhar várias palestras com consultores de renome para saber como se posicionar frente ao cenário que está por vir”, ressaltou.

Produtos curraleiros

O titular da Seagro entregou uma cesta com produtos produzidos pela agricultura familiar, a chamada produção curraleira, ao governador Mauro Carlesse. “Em nome dos pequenos produtores do Tocantins, quero entregar um presente com produtos curraleiros certificados, queijo, amor perfeito, paçocas e outros produtos da agricultura familiar”, destacou.

“Eu agradeço pelo carinho dos produtores e destaco aqui que essa produção curraleira é uma riqueza do nosso Tocantins e o Brasil precisa conhecer. Venha investir no Estado do Tocantins, com segurança e qualidade de vida”, finalizou o Governador.

A Feira

Agrotins 2021 100% Digital ocorre até a sexta-feira, 18, pela plataforma www.agrotins.to.gov.br. Nos dias de programação, o público terá acesso a uma programação de palestras, minicursos, workshops, biblioteca inteiramente digital de livre acesso para a comunidade, vídeos, cartilhas, fotos e notícias sobre os órgãos do Governo do Tocantins. Os conteúdos ficarão disponíveis para acesso até 30 dias após o fim da Agrotins 2021 100% Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui