Estrutura montada pelo Governo do Tocantins garante organização de rallys

0
476

Para que competições da magnitude do 7º Sertões Series Baja Jalapão e do Baja Jalapão 500 Milhas alcancem o sucesso, não bastam veículos e equipes. Uma enorme estrutura logística e de infraestrutura precisa estar à disposição de organizadores e participantes. Os desafios são ainda maiores quando as provas ocorrem em pequenos municípios, como é o caso de São Félix, que será o ponto de apoio das provas até o próximo dia 21 de junho.

A mobilização em torno desta ação começou há vários meses e nas últimas semanas envolveu o trabalho de profissionais de vários segmentos. Das ações estruturais promovidas pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e Secretaria de Infraestrutura, passando pelo envio de uma UTI Móvel pela Secretaria de Saúde, controle do trânsito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), prevenção de acidentes e atendimento emergencial pelo Corpo de Bombeiros, segurança com a Polícia Militar, todas as equipes já estavam a postos na manhã dessa quarta, 16, a espera da chegada dos competidores, que ocorreu no início da tarde.

“O empenho destes profissionais é fundamental para garantir a tranquilidade dos competidores e fomentar a geração de renda local”, aponta Jairo Mariano, presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que coordena a participação do Estado, com apoio da Secretaria de Governo.

“O governador Mauro Carlesse tem acompanhado o andamento das nossas ações”, completa, ressaltando a determinação do Governador de seguir todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

Segundo os comerciantes locais e associações, as competições ocorrem em um importante momento, estimulando a economia local. Para atender as equipes competidoras e também das pastas envolvidas, o Sebrae Tocantins montou uma praça de alimentação com fornecedores locais. A Energisa também apoia o evento.

Entre os participantes está o restaurante Sabor do Quilombo, da Associação Comunitária do Prata, comunidade quilombola distante cerca de 20 km da cidade de São Félix que desenvolve trabalho de Turismo de Base Comunitária. “Nossa expectativa é de vender muitos pratos”, conta Marcela Alves, uma das seis associadas que estão trabalhando para servir um delicioso frango caipira, acompanhado de arroz, feijão, macarrão e salada, também com opção de carne bovina.

Também não poderia faltar um estande de vendas do artesanato em capim dourado e a Adetuc deu toda a estrutura para que a Associação do Produtor Rural, Comércio, Turismo, Artesanato e Extrativismo de São Félix e a Comunidade do Prata pudessem expor e comercializar seus produtos.  “As vendas vão ajudar nossas famílias”, conta Maria Pereira Rodrigues. “Temos cerca de 50 associados, e muitos trouxeram peças para o estande”, completa Maria Helena França.

A programação do Sertões Series Baja Jalapão segue até sábado, 19, e o Baja Jalapão 500 Milhas será realizado em um único dia, 21 de junho.

Celeucia Fontes/Flávio Cavalera – Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui