UnirG aplica provas do vestibular da segunda turma de Medicina em Paraíso do TO

0
631

Na manhã de hoje, 04, a Universidade de Gurupi – UnirG realizou o vestibular da segunda turma de Medicina, em Paraíso do Tocantins, com a presença de candidatos de diversas regiões do País. A avaliação foi aplicada em quatro locais, das 09 às 13h.

Mais de 700 pessoas realizaram as provas, com 12 candidatos disputando uma vaga na ampla concorrência, e 22 candidatos disputando uma vaga na cota escola pública.

O certame atraiu centenas de pessoas de outros estados, como a jovem Tainá de Almeida, que pela segunda vez veio de Matupá (MT), em uma viagem de quase 1000 km. “Já fiz provas em Paraíso e também em Gurupi. Minha expectativa é que eu tenha sucesso, e consiga ser aprovada. Sempre tive o sonho de ser médica. Minha intenção é um dia me formar e trabalhar na minha cidade de origem, ajudando a comunidade”, disse.

O desejo dos candidatos também é um sonho para os pais. Na entrada dos prédios, vários deles acompanham as provas e aguardam, com expectativa, o bom desempenho dos seus filhos.

Com orgulho, Jacqueline Aparecida Philipino Takada, professora do curso de Fisioterapia da UnirG, em Gurupi, trouxe a filha de 17 anos para a prova em Paraíso do Tocantins. “Como servidora da UnirG, por conhecer a Instituição há 20 anos, tenho orgulho de trazer um familiar para prestar vestibular aqui. Já tenho uma outra filha cursando Medicina, então, todos nós temos uma história de vida com essa Instituição”, destacou a professora.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão e o vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, acompanharam a chegada dos candidatos e o trabalho das equipes coordenadoras.

Durante a aplicação das provas, todos os candidatos e servidores tiveram que cumprir as orientações previstas no protocolo de prevenção de novos casos de Covid-19. Em cada local de prova, equipes fizeram aferição de temperatura, higienização das mãos, sendo obrigatório ainda o uso de máscara.

Todos os participantes também passaram pelos detectores de metais, e a Polícia Civil fez a coleta de impressões digitais dos candidatos.

Elaboração e aplicação das provas

A responsabilidade pela elaboração e aplicação das provas do certame é da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade do Rio de Janeiro (Funrio).

“Essa Instituição está responsável por todo o processo de elaboração e aplicação das provas, inclusive pela contratação dos colaboradores.  Isso resultou em economia, mantendo a segurança do certame. A Funrio possui larga experiência na realização de concursos, o que traz ao nosso vestibular qualidade, confiança e credibilidade”, explica o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda.

O Diretor de Concursos da Funrio, Magno Gonçalves, explica que a Instituição  já realizou importantes certames no País, como INSS, Enem, concursos de Residência Médica e, agora, inicia os processos seletivos da UnirG. “A elaboração das questões é feita por professores universitários com titulação de doutorado, integrantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Unirio, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, entre outras importantes instituições”, afirma.

“A aplicação das provas ocorreu de forma satisfatória, sem intercorrências. Tivemos poucos candidatos ausentes e estamos satisfeitos com o andamento dos trabalhos esse processo seletivo. Estamos felizes com mais uma turma de novos alunos de Medicina que está sendo formada, neste vestibular, para a cidade de Paraíso do Tocantins”, frisou a Reitora Drª Sara Falcão.

Os preparativos para receber os primeiros acadêmicos do novo campus seguem de forma acelerada. “Amanhã já começa a Semana de Planejamento, quando os docentes serão treinados. Os servidores técnico-administrativos também passarão por qualificação para que, a partir de 20 de julho, já iniciem as atividades e recebam os novos estudantes”, explica o vice-reitor Me. Jeann Bruno Ferreira.

O gabarito preliminar deverá ser divulgado hoje, 04, a partir das 18h e o resultado preliminar está previsto para 29 de junho. As aulas terão início em 02 de agosto.

Mais informações podem ser obtidas no site http://unirg.edu.br/vestibular/gurupi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui