Prisão civil do devedor de alimentos na pandemia

0
530

Diante da situação pandêmica que o Mundo atravessa por causa do COVID19 que não cessa, o STF entendeu que todas as decretações de prisão do devedor de alimentos deve ser cumprida no regime domiciliar evitando assim, a proliferação da doença.

Esse tipo de prisão (não pagamento de alimentos) deveria ser cumprida inicialmente em regime fechado. Porém com o agravamento da epidemia novas resoluções foram editadas para a proteção do sistema prisional, em específico, o preso.

De início tal medida era para ter eficácia até 30/10/2020 mas como não houve melhora ou diminuição significativa dos casos de covid tal determinação perdura até a presente data.

Tal medida acabou incentivando o inadimplemento uma vez que muitos devedores se aproveitaram da forma de cumprimento da prisão (domiciliar) para não pagar os alimentos aproveitando assim da situação calamitosa que atravessa a humanidade.

Ao meu ver a prisão do devedor em regime domiciliar não alcança o caráter pedagógico punitivo que a Lei prevê, que é obrigar o devedor a pagar os alimentos tendo sua liberdade cerceada.

Veja que o momento é de reclusão total para todos os brasileiros, então o devedor já se encontra proibido de sair de casa, portanto nenhum prejuízo terá em é permanecer em casa e ainda não cumpre com seu dever.

Então quem perde em duplicidade com a resolução em tela são os menores/alimentados que necessita do provedor para sua subsistência.

Dra Rosânia de Jesus Aguiar
advogada
Direito de família

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui