Secretaria da Educação participa das atividades de abertura do câmpus da UnirG em Paraíso do Tocantins

0
452

A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, participou nesta segunda-feira, 2, da cerimônia de abertura das atividades do câmpus da Universidade de Gurupi (UnirG), em Paraíso do Tocantins, onde foi implantado o curso de Medicina. A solenidade ocorreu no Palácio da Cultura Cora Coralina.

“Um momento importante para a história da educação tocantinense. Trabalhamos para garantir que os nossos estudantes tenham a oportunidade de chegar a um curso superior e se isso for dentro do nosso Estado, melhor ainda”, pontuou a secretária da Seduc, Adriana Aguiar.

A reitora da UnirG, Sara Falcão de Sousa, destacou a importância da conquista e agradeceu a todos os parceiros, dentre os quais estão a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.  “Hoje é a realização de um sonho para todos nós da UnirG. Não temos palavras para agradecer a todos os envolvidos no processo”, ressaltou.

Para o vice-governador Wanderlei Barbosa, a chegada da UnirG a novos municípios transforma a realidade local. “A cidade se renova com a chegada dos estudantes. Como parte do Governo do Tocantins, trabalhamos para descentralizar o processo de formação dos nossos estudantes, garantindo que a UnirG chegue a outros municípios”, destacou.

UnirG Paraíso

O curso de Medicina foi o primeiro solicitado pela UnirG para ser implantado no câmpus de Paraíso do Tocantins. A implantação foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) no dia 26 de fevereiro e, com a assinatura do decreto, pelo governador Mauro Carlesse, será sancionada a autorização para a implantação.

A implantação do curso faz parte da política de expansão das atividades da instituição de ensino, que tem recebido o apoio do Governo para conquistar mais autonomia em termos de ensino. Em setembro de 2018, o Governo do Tocantins assinou o ato de credenciamento da instituição no Sistema Estadual de Ensino e a sua transformação em Universidade de Gurupi.

Com a transformação, a instituição entrou com um pedido de criação do câmpus de Paraíso do Tocantins, o que foi autorizado pelo Governo do Tocantins, por meio do Decreto nº 6.209, de 27 de janeiro de 2020. O documento credenciou, pelo período de três anos, o câmpus da UnirG em Paraíso do Tocantins. O decreto veio depois de vistoria e parecer positivo publicado pelo Conselho Estadual de Educação

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

A titular da Seduc destacou a importância da UnirG na criação de novos espaços para formação dos estudantes – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

keyboard_arrow_up

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui