Missa marca centenário do ex-deputado nativitano Adail Viana Santana

0
413

Ascom

Neste domingo, 22, comemora-se o centenário de nascimento do Adail Viana Santana. O dia será de lembranças para familiares e amigos do patriarca de uma das famílias mais tradicionais de Natividade. Com transmissão pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, às 10h, acontece uma missa de ação de graças, que marcará a passagem dos 100 anos.

Nativitano, Adail Viana Santana morou em Salvador (BA), onde cursou contabilidade e administração. Em 1942 retornou para Natividade e em 1945 casou-se com Ruth Nunes da Silva com quem teve as filhas Helia Dorace e Maria Georgina. Antes de ingressar na política, foi comerciante, agropecuarista e atuou como secretário municipal de 1951 a 1954. Elegeu-se prefeito de Natividade e administrou o município de 1955 a 1959.
Após sua gestão, foi eleito deputado estadual por três mandatos (1959 – 1971), para representar o então norte goiano. Em 1957, o gestor público fundou o jornal Folha de Natividade. Viúvo, aos 43 anos, em 1965 casou-se com Dulce Rodrigues com quem teve os filhos Adahylza, Adalgiza, Adail Filho e Adahylson. Na década de 60, mudou-se para Goiânia onde assumiu a presidência da Loteria do Estado de Goiás (LEG), e posteriormente da Metais de Goiás (METAGO).

Visionário, viabilizou a doação do terreno para a construção da Escola Agrícola de Natividade e. ainda na década de 70, implantou em Natividade a primeira usina de calcário, gerando emprego e desenvolvimento ao município. Em 1981 e 1982 foi Secretário Extraordinário para Assuntos Econômicos e Políticos do Estado de Goiás. Simone Camelo, Presidente da Associação Comunitária Cultural de Natividade, explicou que a homenagem é uma forma de lembrar da importância de pessoas que colaboraram com o desenvolvimento da comunidade. “É fundamental que os jovens conheçam a nossa história e para isso, estamos montando um acervo com a história dos gestores, líderes que se dedicaram às pessoas do município e o Dr. Adail Santana foi um deles”, disse.

No setor Ginasial, em Natividade, uma das ruas recebeu o nome de Dr. Adail Viana Santana, assim como uma rua em Aparecida de Goiânia (GO), no Setor Serra Dourada. Ambas uma homenagem ao político.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui