Há 50 anos era inaugurada a Comarca de Paraíso do Tocantins, que hoje recebe sua estrutura definitiva

0
1073
PRIMEIRO FÓRUM DE PARAÍSO CONSTRUÍDO NA PRAÇA JOSÉ TORRES E INAUGURADO PELO ENTÃO PREFEITO MUNDICO MORAES

Exclusivo da Redação

Nesta terça, 31 de agosto, o Tribunal de Justiça do Tocantins inaugura em Paraíso o novo fórum que vai abrigar a justiça local. Com estrutura moderna e que oferecerá mais conforto aos servidores, a sede judiciária passa a ser definitiva após 50 anos da chegada da Comarca de Paraíso do Norte.

A HISTÓRIA

Juridicamente, Paraíso do Tocantins já foi subordinada às comarcas de Pedro Afonso, Miracema e, por último, Cristalândia.

Em janeiro de 1970, Raimundo José de Moraes (Dr. Mundico Moraes) assumiu a prefeitura de Paraíso com a promessa de instalar a Comarca do Município, e por fim à subordinação jurídica, na época, da Comarca de Cristalândia. Assim que tomou posse o Gestor articulou em Goiânia, através do Governo e Assembleia, a instalação da Comarca, porém, exigências foram feitas pelas autoridades goianas.

Para que fosse instalada a Comarca de Paraíso, o Município teria que disponibilizar a estrutura necessária para receber o benefício. Mundico Moraes teria que construir em tempo recorde um fórum, uma nova delegacia, com pelo menos 4 celas, e a casa do juiz.

O Prefeito aceitou as exigências e partiu para o trabalho. Em julho de 1971, um ano depois, o fórum, a nova delegacia e a casa do juiz já estavam à disposição. Somente a casa do Juiz, que hoje abriga o Conselho Tutelar local, foi adquirida já pronta. Toda estrutura foi construída com recursos próprios da prefeitura.

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "CADEIA PUBLICA"
PRIMEIRA DELEGACIA DE PARAÍSO – TO. CONSTRUÍDA E INAUGURADA POR MUNDICO MORAES NA RUA TOCANTINS ESQ. COM JOSÉ BONIFÁCIO – 1971

Com grande expectativa, a inauguração da obras e a instalação da Comarca de Paraíso foram marcadas para o dia 7 de agosto de 1971. Iniciava ali a mudança de rumo de Paraíso do Tocantins, que se tornaria independente e sede de seu próprio Poder Judiciário.

O cerimônia histórica de inauguração contou com as presenças do governador de Goiás, Leonino Caiado, do deputado federal, Siqueira Campos, do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Clenon de Barros Loyola, do primeiro juiz de Paraíso, Dr. Vagner Maia Laite, do deputado estadual Paulo Rezek, sete vereadores de Paraíso, além dos anfitriões Dr. Mundico Moraes (prefeito) e Adauto Maciel Bastos (vice-prefeito) e da população.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e pessoas em pé
DA ESQUERDA PARA DIREITA: DR. MUNDICO MORAES (PREFEITO) CLENON DE BARROS (PRESIDENTE – TJGO) GOVERNADOR LEONINO CAIADO, DEPUTADO ESTADUAL PAULO REZEK E DEPUTADO FEDERAL SIQUEIRA CAMPOS

O fórum inaugurado em 1971 abrigou a justiça paraisense até o ano de 2007. Em seguida foi transferido para um antigo hotel alugado, localizado à Rua 13 de Maio centro da cidade. Só agora, 50 anos depois da instalação da Comarca, e 31 anos da criação do Estado do Tocantins, o Poder Judiciário construiu sua sede definitiva.

Foto:Ascom TJTO

O local escolhido foi parte da área do DNIT (antigo DNER) doado pelo Governo Federal e Município, localizado na Avenida Bernardo Sayão, no Setor Jardim Paulista.

A inauguração do novo e definitivo fórum de Paraíso ocorrerá às 15:30 desta terça-feira com a presença de autoridades dos três poderes e servidores.

Foto: Ascom TJTO

A história sonhada em 1970 e realizada um ano depois, parece que se aquieta de vez. Agora, em seu próprio canto.

Fotos e dados: Cleber Moraes/Acervo histórico

 

=====ANÚNCIOS=====

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui