CIOPAER promove treinamento para agentes da Secretaria Municipal de Trânsito de Palmas

0
395

O Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (CIOPAER-TO), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), ministrou nos últimos dias 13 e 14 de setembro, em Palmas, treinamento para cerca de 40 agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sesmu), de Palmas. Divididos em duas turmas de 20 alunos, os agentes receberam instruções teóricas, que ocorreram na sede da Escola Superior da Polícia Civil (ESPOL), em Palmas, e práticas, as quais foram realizadas ao lado do estádio Nilton Santos, também na capital.

O treinamento teve por finalidade capacitar os agentes de trânsito para atuar em zonas de pousos de helicópteros (ZPH), balizamento, quando se faz necessário interromper ou controlar o trânsito em vias públicas para que a aeronave possa pousar em segurança e realizar resgates aeromédico ou mesmo auxiliar equipes de solo em ações de segurança pública. Além, de noções de embarque e desembarque em aeronave, os agentes também foram capacitados no sentido de apoiar a tripulação do helicóptero na escolha de locais apropriados para pouso, sempre em estrita observância às regras de segurança de tripulantes, vítimas e população em geral.

Logo após as 17h, dos dois dias de curso, as ações ocorreram nas imediações do estádio Nilton Santos, quando os agentes de trânsito puderam colocar em prática todos os ensinamentos assimilados durante as aulas teóricas e puderam conhecer o funcionamento do helicóptero do CIOPAER-TO. Ao final do treinamento, os agentes, que atuam diariamente nas vias públicas da capital, se mostraram bastante satisfeitos com as novas técnicas adquiridas, visto que elas serão de grande importância no auxílio às equipes do CIOPAER-TO, sempre que seja necessário atuar em ações conjuntas que exijam a mobilização para ações de resgate aeromédico, dentre outros.

O diretor do CIOPAER, major Bolentine, enalteceu o treinamento que já está em sua terceira edição e se disse muito satisfeito, uma vez que os objetivos propostos foram alcançados. “Contamos com a ajuda dos agentes de trânsito que muito já nos auxiliam em pousos nas vias públicas e imediações de hospitais, em Palmas, e, esse treinamento possibilitou repassar aos profissionais do trânsito do trânsito, técnicas para que eles possam desempenhar seu trabalho diário com mais conhecimento e qualidade no que diz respeito às operações aéreas realizadas em Palmas”, ressaltou o diretor.

Também presente e participando do evento, a superintendente de trânsito e transporte da capital, Valéria Oliveira reforçou a importância do curso oferecido aos agentes de trânsito de Palmas. “Esse treinamento traz para os agentes de trânsito um aperfeiçoamento para eles conheçam todos os procedimentos que a aeronave precisa para operar em áreas urbanas e assim contribuir para que o pouso seja seguro tanto para a tripulação, quanto para as pessoas que estão circulando no entorno”, disse a superintendente.

Para Valéria, a capacitação é muito bem vinda e muito positiva, pois tende a somar e contribuir para que os agentes de trânsito estejam aptos a prestar apoio a unidade aérea sempre que necessário. “Agradecemos a Secretaria da Segurança Pública, por meio do CIOPAER, pela excelência do treinamento que nos foi propiciado e esperamos continuar com essa parceria para a realização de novas ações no futuro”, disse.

SECOM – TO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui