Mais 3 cidades passam a contar com Núcleos de Identificação para emissão de carteira de identidade

0
429

Com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos serviços de emissão da carteira de identidade (RG), e propiciar mais dignidade e cidadania à população dos municípios de Praia Norte, Carmolândia e também de Axixá do Tocantins, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), inaugurou, nesta sexta-feira, 24, as novas sedes dos Núcleos de Identificação nas duas cidades.

 

As solenidades de entregas das novas unidades dos núcleos, que são vinculados ao Instituto de Identificação da Polícia Científica do Tocantins foram realizadas com as presenças do Vice-Governador do Tocantins, Wanderley Barbosa e também do Secretário da SSP, Cristiano Sampaio.

Além disso, os eventos também foram prestigiados pela delegada-geral da Polícia Civil do Tocantins Raimunda Bezerra de Sousa, pela diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, além dos gestores municipais, deputados, policiais civis que compõem as delegacias dos três municípios e demais autoridades civis e militares.

Os três núcleos recém-inaugurados foram implantados após assinaturas de Termos de Cooperação Técnica, celebrados entre a SSP-TO e as prefeituras municipais dos três municípios aludidos. Segundo o secretário Cristiano Sampaio, as entregas três unidades de identificação beneficiarão os cidadãos que residem nos municípios como um todo, mas sobretudo, aqueles mais carentes, que não mais serão obrigados a se deslocar a centros maiores como Araguatins, ou mesmo Araguaína para solicitar a emissão de seu documento de identidade.

“Com as essas inaugurações dos núcleos de identificação, o Governo do Tocantins, mais uma vez, cumpre um papel fundamental que é o de descentralizar os serviços públicos essenciais como a emissão da carteira de identidade, levando-os a todas as regiões do estado. Essa é a determinação do Governador Mauro Carlesse, para que todos os munícipes possam exercer a plena cidadania e sejam melhor atendidos em suas demandas”, ponderou Sampaio.

Praia Norte 

As solenidades de entregas dos novos núcleos tiveram início pela manhã, na cidade de Praia Norte, município que conta com uma população estimada de 8.563 habitantes e fica a 640 km de Palmas. A cidade recebe a nova sede do núcleo de número 72, que está instalado em uma sala nas dependências da Prefeitura Municipal e conta com mobiliário novo, equipamentos de informática e uma equipe treinada no sentido de oferecer o melhor atendimento ao cidadão que procura a sede do núcleo.

Além do RG, o núcleo também ofertará a emissão de atestado de antecedentes criminais e funcionará como uma central de atendimento, onde o cidadão poderá registar seu boletim de ocorrência.

Durante o evento, a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, ressaltou a importância da inauguração do núcleo frisando que os serviços que agora passam a ser oferecidos vêm de encontro às demandas de uma cidade que tem mais de 8 mil habitantes. “A ação de hoje aqui em Praia Norte, demonstra o compromisso do Governo do Estado e da Segurança Pública em facilitar a emissão de carteira de identidade, bem como de atestado de antecedentes criminais a todos os que precisem do serviço, independente da região que encontrem”, disse.

Segundo o prefeito da cidade, Ho-Chi-Minh Silva Araújo, a instalação do núcleo de identificação de Praia Norte, atende aos anseios da população, que há tempos reivindicava a chegada do serviço à cidade. “Estamos muito felizes com a inauguração desse núcleo que representa uma grande conquista da população, que poderá solicitar aqui mesmo, seu documento de RG, não havendo mais a necessidade de se dirigir até municípios vizinhos. Somos gratos ao governador Mauro Carlesse e também ao secretário da Segurança Cristiano Sampaio pela implantação desse serviço tão útil e importante”, frisou o gestor

Também presente ao evento, a delegada titular da Delegacia de Praia Norte, Daniela  Caldas, ressaltou a importância da implantação do núcleo na cidade. “É com imensa alegria que recebemos esse novo núcleo de identificação, na cidade de Praia Norte, uma vez que com a chegada desse serviço, o cidadão não mais precisará se deslocar para grandes centros a fim de solicitar a emissão de um documento que é um direito seu e que é garantido constitucionalmente”, frisou.

73º Núcleo de Axixá do Tocantins 

Ainda na parte da manhã da sexta-feira, a comitiva da SSP, juntamente com o Vice-Governador chegou a cidade de Axixá, para o descerramento da placa que marca a entrega do 73º Núcleo de Identificação à população local. Na oportunidade, o vice governador, Wanderlei Barbosa, destacou a relevância da ação que atenderá a uma população estimada em quase 10 mil pessoas que habitam o município que fica a uma distância de 606 km de Palmas.

“É com grande satisfação que estamos em Axixá hoje atendendo a mais uma demanda da população da cidade, que agora passa a contar com um núcleo de identificação, para a emissão de um documento tão importante que legitima a cidadania e garante benefícios a todos os que o portam. O objetivo do governo do estado é garantir que esses importantes serviços, que são prestados pelos núcleos, possam chegar a todos os municípios do estado”, destacou o vice governador.

Ao comentar a entrega do núcleo de identificação, o prefeito municipal Auri Wulange Ribeiro Jorge, enalteceu a ação que é muito significativa e de grande relevância para toda a população da cidade. “Hoje temos a grata satisfação de receber, em Axixá, esse novo núcleo que traz serviços tão essenciais quanto necessários, como a emissão de um RG. A instalação desse novo espaço demonstra o comprometimento do governo do estado e também do secretário Cristiano em propiciar meios para que o cidadão tenha acesso aos serviços básicos que tanta diferença fazem no cotidiano de cada um”, explicou o gestor municipal.

Núcleo 74 – Carmolândia 

No início da tarde, foi a vez da cidade de Carmolândia, cidade de 2.627 habitantes e distante 405 km de Palmas, receber a visita da comitiva da Secretaria da Segurança, que chegou à cidade a fim de fazer a entrega à população do 74º Núcleo de Identificação.

SSP – TO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui