Campanha de vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal encerra nesta quinta-feira, 30

0
339

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) confirmou que a campanha de vacinação contra a febre aftosa do rebanho de bovídeos, na Ilha do Bananal, encerra nesta quinta-feira, 30. A vacinação teve início no dia 1° de agosto e a expectativa é vacinar mais de 100 mil animais, distribuídos em cerca de 350 retiros de produtores rurais e indígenas.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, a vacinação aconteceu dentro do cronograma estabelecido pela Adapec. “Nossas equipes de campo vêm executando os trabalhos dentro daquilo que foi programado e alcançaremos mais uma vez a vacinação de 100% dos bovídeos na Ilha do Bananal”, afirma.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressalta o apoio à vacinação na Ilha por parte do Governo do Tocantins. “Sabemos das dificuldades que nossos técnicos enfrentam para vacinar os mais de 100 mil bovídeos existentes na Ilha do Bananal e, por isso, o governador Mauro Carlesse disponibilizou cinco caminhonetes novas para que este trabalho fosse executado dentro do prazo e garantindo mais conforto aos que atuam, diariamente, na vacinação do rebanho e na manutenção do nosso status sanitário”.

Agulha Oficial, termo usado quando os próprios técnicos da Agência executam a vacinação, começou ainda em julho com os trabalhos prévios, onde foram feitas as notificações aos retireiros e aos indígenas, com orientações e o pré-agendamento para a colaboração no momento da vacinação.

Desde o início de agosto, a Adapec mantém 12 técnicos que visitam diariamente distintos retiros, já com os animais devidamente presos, para execução da vacinação de todos os bovídeos. É um trabalho que requer planejamento e dedicação por parte da equipe de campo e de logística.

A vacinação na Ilha do Bananal é executada pela Adapec, que conta também com o apoio das equipes do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

Ilha do Bananal

A Ilha do Bananal tem cerca de 2 milhões de hectares, na parte que atinge o Tocantins faz divisa com oito municípios: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium.

SECOM – TO1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui