Tocantins tem cerca de 13 mil empregos gerados de janeiro a agosto deste ano

0
379

Com saldo positivo de 12.937 novos empregos abertos de janeiro a agosto de 2021, o Tocantins fecha mais de 15 meses consecutivos com saldos positivos conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia nessa quarta-feira, 29.

Os dados de agosto revelam 8.204 trabalhadores admitidos pelo mercado de trabalho no Tocantins e 6.852 desligados, o que resulta em um saldo de 1.352 novos empregos gerados. De acordo com o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, a reação do mercado de trabalho no Tocantins mostra a recuperação da estabilidade política e econômica do Estado. “Muitos foram os esforços do governador Mauro Carlesse para reconquistar a estabilidade de nosso Estado e há mais de um ano, mesmo com a pandemia, temos visto os resultados desse movimento em nossa economia e mercado de trabalho”.

O secretário José Messias Araújo lembrou ainda que no dia 16 de setembro o Sistema Nacional de Empregos (Sine) bateu recorde com a disponibilização de 735 vagas de emprego em seu painel. “Em anos anteriores costumávamos oferecer uma média diária de 300 vagas, mas nos últimos meses esse número cresceu consideravelmente. Convidamos nossos trabalhadores a continuarem se capacitando e mantendo seus cadastros atualizados no Sine para aproveitarem essas oportunidades”.

Setores da economia que mais geraram emprego

A gerente do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, observa que o saldo de empregos no Tocantins de janeiro a agosto de 2021 tem 10.562 vagas a mais que o mesmo período do ano passado. “Ao compararmos o acumulado deste ano com o mesmo período do ano passado temos um crescimento muito expressivo, claro que nesse período tivemos a pandemia, mas seus impactos já foram superados”, explica a gerente.

Os dados do Caged em agosto trazem o setor de Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas como o principal responsável pelo saldo positivo, foram registrados 407 novos postos aberto. O segundo lugar ficou com Comunicação e Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas com 249 postos abertos,  seguido pela Industria Geral com 222 postos e a Agricultura, Pecuária, Produção Florestal e Pesca com 163 emprego.

Os municípios de Palmas (730 postos empregos abertos), Araguaína (498 postos de empregos gerados), Gurupi (105 novos postos de empregos) e Dianópolis (52 novos postos) obtiveram os melhores desempenhos no acumulado do saldo de empregos em agosto de 2021.

Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sine Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles outras bases de dados, como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas, são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo Estado (Palmas; centro e Taquaralto, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso,Guaraí, Dianópolis e Araguatins). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Vagas no Sine

O Sine Tocantins tem registrado diariamente mais de 700 oportunidades em seu painel de vagas. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil

Outro meio de acessar o serviço é por e-mails e números de Whatsapp. Em Palmas, pelo WhatsApp 3218-1957 ou e-mail [email protected]; em Paraíso, pelo WhatsApp (63) 3602-3340 ou e-mail [email protected]; e em Gurupi, pelo WhatsApp (63) 3351-2477 ou e-mail [email protected].

Nas mensagens enviadas a esses contatos devem conter nome completo do interessado, número do CPF e nome da mãe.

Nas demais unidades do Sine o contato só pode ser feito por telefone convencional e os números podem ser acessados no site da Setas https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego/contatos-do-sine-tocantins-/ .

SECOM – TO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui