Síndrome do ânus inquieto: a condição que afetou paciente após covid

0
480

Um caso pós-covid chamou atenção de três pesquisadores do Hospital da Universidade Médica de Tóquio, no Japão. Um paciente que se recuperou da doença apresentou uma condição chamada síndrome do ânus inquieto.

O quadro se assemelha ao do da síndrome das pernas inquietas, uma doença neurológica e sensório-motora que faz com que a pessoa sinta uma necessidade incontrolável de mover as pernas.

O estudo do caso foi reportado no no dia 23 de setembro no periódico científico BMC Infectious Diseases. Os pesquisadores acreditam que a condição esteja associada ao coronavírus, que como já se sabe não afeta somente o aparelho respiratório, como também estruturas ligadas ao sistema neurológico.

O paciente é um homem de 77 anos que deu entrada no hospital com covid-19. Em 21 dias, ele se recuperou do quadro respiratório, mas continuou a apresentar insônia e ansiedade.

Os pesquisadores relatam que semanas após a alta, ele gradualmente começou a sentir um “desconforto anal profundo e inquieto”, perto da região perineal, o que o fazia ter a necessidade de se mover constantemente.

O desconforto não melhorou após a defecação, mas apresentava alívio com exercícios, caminhada ou corrida.

Ainda segundo o relato, o sintoma tendia a piorar à noite e o paciente precisou usar remédios para dormir.

“A colonoscopia revelou hemorroidas internas sem outras lesões retais. Os achados neurológicos, incluindo reflexo tendinoso profundo, perda do períneo de lesão sensorial e da medula espinhal, não revelaram anormalidades”, relatam os autores do estudo.

pernas inquietas

Para tratar o caso, os médico usaram os mesmos remédios indicados para a síndrome das pernas inquietas, o que ajudou a amenizar os sintomas. A cura definitiva, segundo o estudo, veio após 10 meses.

Os pesquisadores ressaltam que, até o momento, nenhum caso de síndrome de ânus inquieto associado à covdi-19 foi publicado anteriormente. “Este relato de caso pode refletir os impactos associativos de covid-19 no estado neuropsiquiátrico. Os resultados de longo prazo das condições neuropsiquiátricas devem continuar a ser monitorados”, afirmam.

Catraca Livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui