Governador Wanderlei Barbosa assina Termo de Cooperação que irá contribuir para a melhora do rebanho do pequeno produtor

0
417

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, abriu na manhã desta quinta-feira, 28, a 3ª edição da feira de exposição e venda de touros e outras espécies de animais selecionados geneticamente, a PecShow 2021. Na oportunidade, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica Pró-Genética entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A cooperação técnica visa estimular o aumento da produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, por meio do uso de touros zebuínos puro de origem. O governador Wanderlei Barbosa destacou os benefícios desta cooperação para os pequenos e os médios produtores.

“Nós queremos que o pequeno produtor, aquele que tem apenas 20 cabeças de gado, tenha a oportunidade de melhorar e crescer o seu rebanho, não somente em quantidade, mas também qualidade e valor. Ter uma proteína animal de valor agregado e assim aumentar seus ganhos”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O Estado do Tocantins possui tradição de pecuária bovina e, na última década, atingiu o percentual de incremento da ordem de 22,7%, passando de cerca de 7,9 milhões de cabeças, em 2010, para aproximadamente 9,7 milhões em 2021. De acordo com um levantamento da Seagro, a carne e os derivados do boi tocantinense chegam a todas as regiões brasileiras e são exportados a mais de 20 países, especialmente dos continentes europeu e asiático.

Transferência de tecnologia

O secretário de Estado da Agricultura, Jaime Café, destacou que um dos objetivos desta 3ª edição da PecShow é a aproximação e a interação entre quem produz a tecnologia e o público final, que são os produtores. “O produtor que vier à PecShow vai poder conversar com especialistas e ter um panorama do que está sendo desenvolvido de tecnologia, que vai permitir o melhoramento animal do seu rebanho”, ressaltou.

O secretário de Estado da Agricultura detalhou ainda como funcionará a cooperação técnica que visa levar essa tecnologia ao pequeno produtor. “Nosso objetivo, com a assinatura deste Termo, é melhorar ainda mais a qualidade do rebanho tocantinense, desenvolvendo um boi mais precoce, de melhor qualidade de carcaça, ter vacas que produzam mais leite e desenvolver um bezerro de melhor preço. Nós fizemos recentemente a aquisição de 100 mil procedimentos com sêmen para os pequenos e os médios produtores. Iremos até a propriedade, para que ele possa ter acesso ao que há de melhor na genética do nelore e do gado leiteiro no Brasil”, finalizou Jaime Café.

Homenagem

A abertura da PecShow também contou com homenagem à médica veterinária Arlette Amarylles Rocha Mascarenhas, pelo seu pioneirismo no serviço público estadual, na área de inspeção animal. Arlette Mascarenhas foi a primeira mulher a presidir um Conselho Regional de Medicina Veterinária no Brasil e teve participação ativa na criação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Foi registrada ainda a presença de todos os ex-secretários de Agricultura do Estado, César Halum, Raimundo Boi, Clemente Barros e Roberto Sahium.

Programação

A 3ª PecShow ocorre até o sábado, 30, no Centro Agrotecnológico de Palmas – Agrotins, com palestras, dinâmicas, rodas de conversa, exposição e venda de máquinas e animais selecionados geneticamente.

Este ano, além do ambiente de negócios e dinâmicas, a feira vai sediar a Vitrine PecShow, organizado pelo Vitrine Pecuária, onde serão comercializados presencialmente gado Puro Origem (P.O) de corte e leite, equinos e ovinos e virtualmente gado comercial. Ao todo, serão mais de 1.000 animais.

Na oportunidade, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre Governo do Tocantins e ABCZ para melhoramento do rebanho tocantinense – Luciano Ribeiro/Governo do Tocantins

A Feira ocorre no espaço Agrotins e vai até o próximo dia 30 de outubro – Luciano Ribeiro/Governo do Tocantins
Laiane Vilanova

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui