Companhia de Operações de Divisas (COD) completa dois anos de existência

0
479

Neste domingo, 31 de outubro, a Companhia de Operações de Divisas (COD) completou dois anos de existência. A mais nova força especializada criada pela Polícia Militar do Estado do Tocantins atua nas divisas estaduais e é composta por militares altamente treinados para atuar em ambientes de fronteira.

O COD é uma unidade especializada que compõe o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED). A CIA faz parte do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PMTO, cuja missão é o policiamento das divisas, com foco no combate ao crime.

A formação da unidade se deu inicialmente a partir de militares oriundos de outras forças especializadas como: taticanos, caveiras, rotanzeiros, cavaleiros de aço e caçadores codianos formados em Goiás.

Sob o brasão da onça preta, a companhia foi idealizada com o objetivo específico de blindar as divisas do nosso estado, atuando em crimes de grande vulto e também dando apoio às demais unidades das cidades presentes nas regiões de divisa.

O COD age atualmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste e tem se empenhado no combate a crimes como o tráfico interestadual, roubo de cargas, porte de armas e transporte defensivos agrícolas adulterados, trazendo assim segurança aos usuários da malha rodoviária estadual e cidades da divisa, sem esquecer das áreas agrícolas destas regiões.

Apesar de pouco tempo desde a sua criação, o COD é peça fundamental na segurança pública do estado, evitando que o mal penetre e se espalhe pelo Estado. Já foram inúmeras as ocasiões em que a ação e apoio do COD resultaram em prejuízo ao crime.

Esta pequena família, que aglutina policiais das mais diversas formações, atua firme no combate aos ilícitos para trazer paz e tranquilidade para a sua família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui