Seciju e Seduc realizam formatura de conclusão do ensino médio para custodiados da Unidade Penal de Guaraí

0
359

Com a finalidade de reinserção social por meio da educação, trabalho e renda para pessoas privadas de liberdade, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realizou a formatura para conclusão do ensino médio de 10 custodiados da Unidade Penal de Guaraí, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira, 10, e contou com a presença de representantes das instituições públicas que colaboram com o estabelecimento penal, como a Prefeitura Municipal, Diretoria Regional de Ensino de Guaraí e representantes da Escola Estadual Raimundo Alencar Leão que atende os custodiados.

O chefe da Unidade, Nuriam Miranda, afirmou que a oportunidade de acesso à educação para pessoas privadas de liberdade contribui com o processo de melhoria de vida. “Acredito que a qualificação dos custodiados irá proporcionar a sua reinserção na sociedade, de modo que estes, após formados, possam trabalhar de forma digna, e, com isso, não retornem ao mundo do crime”, ressaltou.

O custodiado e formando, D. O. L, está concluindo o ensino médio aos 39 anos, por meio do acesso à educação dentro do Sistema Penal que lhe trouxe uma segunda chance. “Me sinto privilegiado, lá fora tive oportunidade só que não estudei, e tendo essa possibilidade de estudar aqui dentro da Unidade foi bom para mim porque eu aproveitei o tempo em que cumpri a minha pena e, ao mesmo tempo, me qualificava nos estudos. Isso foi muito importante para abrir portas e, quando eu sair, quero fazer uma faculdade e procurar uma profissão boa pra mim”, disse.

EJA

Durante três anos e meio os custodiados estudaram para concluir o ensino fundamental e médio, por meio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), ministrada pela Escola Estadual Raimundo Alencar Leão, sendo uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada.

Instituída pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, a EJA tem como principal objetivo promover a inclusão social e o acesso de jovens e adultos à educação. Depois de cursar a modalidade, o aluno está apto a fazer a prova para concluir os estudos e conquistar o diploma.

Para a graduada em Letras que acompanhou os custodiados durante essa jornada de formação, Francinete Alcântara, trabalhar o ensino com aqueles que estão buscando mudança de vida é uma maneira de conceber os princípios da educação. “É muito importante promover a educação aos custodiados, pois para dar-lhes oportunidade e perspectiva de uma vida melhor do lado de fora, temos que fazer valer a pena a educação lá dentro”, finalizou.

SSP – TO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui