Governo do Tocantins promove Webinário sobre Atenção à Saúde no Sistema Prisional

0
363

Com o objetivo de ampliar as habilidades e competências dos profissionais do Sistema Penal na promoção da atenção integral à pessoa privada de liberdade, ocorre nesta terça-feira, 16, o Webinário Saúde no Sistema Prisional no Estado do Tocantins. O evento virtual é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

O Webinário ocorre a partir das 14h30, via Plataforma Zoom, sendo coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde/Diretoria de Atenção Primária da SES e Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, por meio da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso.

O público-alvo são as equipes de atenção primária prisional, profissionais do Sistema Penal, gestores municipais e coordenadores da atenção básica, coordenadores de enfermagem, além de profissionais das unidades hospitalares. Além do debate sobre o tema, o evento tem o intuito de reunir atores envolvidos na rede de cuidados dos custodiados, bem como apresentar experiências exitosas no cuidado à saúde no ambiente carcerário, com os casos de sucesso da Unidade de Segurança Máxima de Cariri do Tocantins e Unidade Penal Feminina de Ananás.

“Somos parceiros da Ses, juntamente com representantes da área de saúde dos municípios, e a intenção do evento é a conscientização dos atores envolvidos no trabalho de saúde no ambiente prisional, uma vez que as pessoas privadas de liberdade, por vezes parecem invisíveis à sociedade, também são sujeitos de direitos e deveres, e o direito da saúde é primário, básico e elementar. Por isso, queremos trazer o olhar de melhorar e dar o devido acesso para execução do que é previsto em lei”, explica a gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju, Sandra Veloso.

Além de profissionais da Saúde e da Seciju, o Webinário contará com representantes do Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Departamento Penitenciário Nacional.

Palestras
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional – PNAISP, na visão do Ministério da Saúde, palestra que será ministrada por Karla Pessoa Martins, analista técnica na Coordenação de Saúde no Sistema Prisional do Ministério da Saúde;

Saúde Prisional e as Ações realizadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que terá como palestrante Rodrigo Lopes,  coordenador de Saúde do Departamento Penitenciário Nacional.
Experiências exitosas dos municípios Ananás/TO e Cariri/TO, expondo o processo de trabalho das Equipes Municipais e os desafios na execução da política na Cadeia feminina de Ananás, que serão apresentados por Jessica Lopes e Luana Menezes da Unidade de Segurança Máxima de Cariri.

Como participar

Para participar do evento, acesse o link direto para a sala na Plataforma Zoom https://conasemsbr.zoom.us/j/88397969462?pwd=UXMrODlTTmxjMXpoUHAzSkxoUWV5QT9 , com o ID 883 9796 9462 e a senha de acesso: 532249. Se acessar pelo celular, baixe o aplicativo Zoom Cloud Meetings.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui