Polícia Civil divulga balanço da Operação Vetus II que atendeu 276 idosos vítimas de violência

0
361

A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) divulgou nesta sexta-feira, 19, o balanço da Operação Vetus II que teve início no dia 15 de outubro deste ano, com foco no combate à violência contra idosos. A ação atendeu 276 idosos vítimas de violência em 39 municípios, além de 624 visitas e diligências feitas a abrigos e residências de vítimas, 34 medidas protetivas solicitadas e um mandado de busca cumprido. A polícia também investigou 83 denúncias feitas pelo Disque 100.

A Operação Vetus II faz parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). No Tocantins, a ação contou com 90 profissionais de segurança pública que executaram medidas protetivas e cumpridos de mandados de busca, apreensão e prisão de pessoas acusadas de crimes de agressão, maus-tratos, abandono de incapaz e tortura.

A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

“A adesão da Polícia Civil do Tocantins na Operação Vetus II reforça o compromisso no combate à violência contra idosos. Nesse período, as ações investigativas foram intensificadas e o resultado significativo”, reitera a delegada de polícia, Daise Rodrigues Teixeira.

Denúncias

As denúncias feitas por meio do Disque 100 e do (canal local) são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.

SSP – TO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui