Projeto “Arte na Escola: Arte pela Arte” desperta o gosto pela Leitura na Escola Raio de Sol

0
551

Ascom

O projeto literário sob a responsabilidade das professoras Carla Mariana e Luciene Bastos, aliou-se a disciplina educação socioemocional na realização do mapa socioemocional, com a análise e identificação das competências socioemocionais nos enredos dos títulos lidos.
Nesse processo, os educandos desenvolveram habilidades e fortaleceram seus pensamentos crítico e autoconhecimento das emoções saudáveis. Desta forma, em busca de um trabalho interdisciplinar e transversal, pensando na formação integral dos alunos, o projeto “Literatura na Escola: Arte pela Arte”, teve como principal objetivo despertar o gosto pela leitura, entendendo que a literatura está interligada a uma série de fatores que despertam o saber humano.
Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas em pé e área interna
Durante a execução do Projeto e no decorrer das atividades foram colocadas em evidências as diversas funções da literatura, dentre elas, a leitura como um meio de lazer que acarreta diversos benefícios que se fazem necessários a sociedade.
Vale destacar que, para Antônio Candido, a literatura humaniza, e dessa maneira observa-se a necessidade do entendimento sobre a natureza, a sociedade e o semelhante.
A professora Carla destacou que esse projeto visa despertar o gosto pela leitura formando leitores que, como Antônio Cândido descreve em seu texto “Direito a literatura”, serão mais humanizados pela literatura e seus conhecimentos potencializados. Leitores mais críticos e sensíveis.
Pode ser uma imagem de 6 pessoas, criança, pessoas em pé e área interna
A literatura não versa somente pela parte gramatical e linguística, ela atua constantemente na formação integral de toda e qualquer pessoa. Os livros precisam ser vistos como uma fonte de conhecimento, mas também como uma fonte de prazer. Mas isso precisa ser trabalhado e inserido em nossa cultura. Impor livros raramente formará leitores, mas olhar cuidadosamente pelo caminho que o nosso potencial leitor segue é a chave para formar leitores que serão constantemente inspiração para outras pessoas” disse Carla Mariana.
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé

 

A parceria com a disciplina Educação Socioemocional, além de fornecer um suporte teórico, contribuiu significativamente para que, os leitores que surgiram no decorrer do projeto, percebessem as competências socioemocionais dentro dos livros e fora deles. “O resultado foi simplesmente emocionante” enfatizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui