Crédito a pequenos negócios já ultrapassa R$ 6,5 milhões

0
417

Fernanda Menta

Trabalhando para minimizar o impacto econômico do coronavírus, o Sicoob Tocantins vem ampliando a concessão de crédito a micro e pequenas empresas. O aumento na liberação de recursos, em relação a 2020, já ultrapassa 250%, alcançando R$ 6,5 milhões.

O crescimento na concessão de financiamento para esse público é resultado de uma parceria entre o Sicoob Tocantins e o Sebrae, com o objetivo de oferecer crédito orientado, possibilitando aos empreendedores que se capitalizem, ampliem e desenvolvam suas atividades gerando emprego, renda e consequentemente aumentem a lucratividade do seu negócio.

Conforme o termo de cooperação, o Sebrae atua como fundo garantidor através do Fampe; no pré-crédito ministrando palestra sobre o crédito assistido e o Sicoob Tocantins com o atendimento prioritário, aos empresários que se capacitarem.

Toda semana, o Sebrae Tocantins, em parceria com o Sicoob Tocantins, realiza a Quarta do Crédito. O evento é uma live para que os cooperados obtenham informações, orientações e dicas sobre como ter acesso ao crédito para capital de giro e investimento. Os interessados em participar devem procurar o gerente da sua agência, para que tenham acesso ao evento.

Pesquisa

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a FGV, o Sicoob é a instituição financeira na qual os pequenos negócios obtiveram maior sucesso ao procurar crédito durante a pandemia. Comparado com grandes players, tanto do mercado bancário quanto do cooperativo, o Sicoob obteve uma taxa de 52% neste quesito.

Esse número representa um grande crescimento com relação às últimas edições da pesquisa. O Sicoob cresceu de 25% na oitava edição, divulgada em setembro de 2020, para o atual percentual. Na pesquisa, o Sebrae destaca que o Sicoob foi uma das instituições que proporcionalmente liberaram mais crédito e quase todos os bancos obtiveram melhorias expressivas nas taxas de sucesso. Foram entrevistadas 7.820 pessoas em todo o Brasil durante o mês de maio.

O presidente do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes, ressalta que a instituição sempre se pauta pela justiça financeira e por isso, trabalha com taxas mais justas do que as praticadas nos bancos. “Nesse momento de crise econômica, o cooperativismo de crédito é a solução ideal para as micro, pequenas e médias empresas que não conseguem crédito nos grandes bancos comerciais em condições acessíveis e personalizadas.

(Ascom Sicoob Tocantins, com informações do Sicoob)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui