Segurança Pública conclui plano de aplicação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública

0
377

O Escritório de Projetos da Secretaria da Segurança Pública concluiu nesta quinta-feira, 9, a finalização do Plano de Aplicação dos Recursos referente ao exercício do ano de 2021, oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FUSP), do Ministério da Justiça. A soma de R $25 milhões de reais será aplicada no ano de 2022 e 2023.

A distribuição dos recursos obedece a critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Justiça, sendo que, no âmbito estadual, o percentual desses recursos foi definido mediante critérios técnicos estabelecidos pelo Conselho Estadual de Segurança Pública. O montante de recursos no valor de R $25 milhões será direcionado para ações e projetos que tem por objetivo promover a modernização e o fortalecimento institucional dos órgãos que compõem as forças de segurança pública e também almejam a valorização profissional dos servidores desses órgãos.

Além de ações voltadas ao treinamento e capacitação dos operadores da segurança pública, os recursos disponibilizados também serão utilizados para oferecer melhores condições de trabalho e atuação para os servidores, por meio de instalação de centros de saúde, como é o caso da Polícia Militar, e também projetos que tem por finalidade cuidar do bem estar do policial, no que diz respeito a sua saúde física e mental.

Fortalecimento Institucional

Os recursos alocados também serão utilizados para estruturar as unidades das forças de segurança por meio de ações que possibilitem um melhor aparelhamento com a aquisição de armamento, coletes balísticos, viaturas, mobiliários, e demais equipamentos que são usados diariamente nas funções cotidianas das forças de segurança. Nesse sentido, a elaboração do plano de aplicação de recursos adotou critérios técnicos que contemplam todas as áreas da segurança pública para atender as demandas da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica.

Com a elaboração do plano, espera-se ampliar significativamente a estrutura administrativa, tecnológica, provendo conhecimentos estruturados e capazes de assessorar o processo de gestão do conhecimento de segurança pública. Com a aplicação dos recursos provenientes do plano, espera-se fortalecer em 40% da estrutura e serviços prestados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins.  A aplicação dos recursos do FUSP, além de otimizar os trabalhos das forças de segurança, também possibilitará a melhora dos serviços oferecidos à população que é maior beneficiária das ações da Segurança Pública.

Para a superintendente de Segurança Integrada da SSP-TO, Maria de Fátima Holanda Ubaldo, a conclusão do plano de aplicação dos recursos é mais um importante passo para a construção de uma Segurança Pública mais forte e humana, que veio de encontro aos anseios dos servidores, os quais serão melhor assistidos com capacitação, treinamento, melhores equipamentos e, sobretudo, ações voltadas a melhorar sua qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui