Alunos da I Turma de Medicina da Unitins dão dicas para candidatos que farão vestibular

0
481

A aprovação no Vestibular de Medicina é o sonho de milhares de estudantes de todo o país. Desde que a graduação entrou na grade de cursos ofertados pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em 2021, no Câmpus de Augustinópolis, 40 jovens já atingiram esse objetivo e, agora, se preparam para ajudar e receber o próximo grupo de estudantes que, em 2022, serão parte do quadro de discentes da instituição.

Os quarenta novos nomes ainda são uma indefinição. Os candidatos inscritos para a seleção do curso mais concorrido do Vestibular 2022/1 da Unitins participarão do exame no próximo domingo, 19, nas cidades de Augustinópolis,  Araguaína e Palmas. A ansiedade e angústia, geradas pela participação na prova, são sentimentos muito conhecidos pelos acadêmicos da I Turma de Medicina.

Aos 19 anos, a piauiense Isabela Beatriz Paz lembra da sensação que experimentou nos 18 meses que ficou tentando a aprovação, sobretudo nos dias que antecederam o vestibular. Passada essa fase, a jovem ressalta que é preciso manter a tranquilidade e acreditar que é possível.

“Nisso tudo, o mais importante é que essa fase vai passar e a gente vai continuar. Pode parecer que é o fim do mundo a cada não aprovação, pode parecer que essa angústia nunca vai ter fim, que nunca vai dar certo, mas a gente tem um potencial muito maior do que a gente consegue acreditar. Do mesmo jeito que eu consegui passar, outras pessoas também conseguem”, incentiva a acadêmica.

E continua: “Uma coisa que também me ajudou muito foi manter a tranquilidade, trazer leveza para esse processo que é tão difícil. Ficar tranquilo, muitas vezes, é uma decisão. Uma decisão difícil, é verdade, mas a gente tem que escolher não colocar mil ideias na cabeça, ficar pensando em todas as coisas ruins que podem acontecer. A gente se preparou e precisamos acreditar que aquilo vai dar certo, que você vai conseguir o que quer”.

A acadêmica Isabela Beatriz Paz no dia de sua aprovação no vestibular de Medicina da Unitins (Foto: Reprodução/Acervo Pessoal)

a mesma turma de Isabela estuda o tocantinense Ygor de Sousa, de 21 anos. Assim como outros colegas de turma, o palmense chegou a iniciar outros dois cursos de graduação – Direito e Nutrição – mas certo de que queria ser médico, abdicou das vagas e continuou estudando. Filho de mãe matogrossense e pai paraibano, o tocantinense estudou por quatro anos antes de ver seu nome na lista de aprovados para o curso de Medicina, em setembro deste ano.

“Eu estava assistindo aula do cursinho e esperava o resultado somente às 19h. Quando deu 18h20 outros colegas que também tinham feito a prova começaram a mandar mensagens dizendo que eu tinha passado. Eu fiquei pensando ‘passei onde?’, porque eu estava esperando o resultado só para às 19 horas”, conta Ygor sorrindo com a lembrança.

Cartilha

Um levantamento feito pelos próprios acadêmicos e inserido em uma cartilha desenvolvida pela I Turma de Medicina para ajudar os candidatos que vão participar do Vestibular 2022/1, traçou um perfil do grupo de 40 alunos. De acordo com os dados divulgados, o Tocantins é o estado com o maior número de estudantes integrando o quadro de discentes de Medicina, seguido por Pará, Maranhão e Piauí. Os gráficos também mostram que mais da metade dos acadêmicos são do sexo feminino e a maioria dos discentes tem 19 e 20 anos.

A Cartilha Vestibular Unitins, organizada pela turma de Medicina, tem sido divulgada pelas redes sociais e pode ser acessada aqui. O material traz depoimentos, dicas, exemplos de redações e questões, além de projetar quais assuntos podem aparecer com mais frequência no exame.

“Carregue-se de boas energias, faça a prova de forma leve e espere para viver essa fase incrível”, diz a mensagem de boas-vindas assinada pela acadêmica e vice-presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Karinne Chaves. Além de trazer diversas informações acerca do vestibular, a cartilha também reúne fotos do dia da aprovação e pequenos depoimentos dos aprovados.

“A cartilha surgiu desse desejo de ajudar outras pessoas que estão na mesma posição em que eu estava há poucos meses. Foi uma coisa que eu sempre quis, ajudar e tranquilizar essas pessoas de alguma forma”, destaca Isabela, uma das idealizadoras do material.

Manter a tranquilidade e a confiança foram dicas apontadas por todos os acadêmicos que participaram da confecção da cartilha ou desta entrevista. Os relatos são recheados de empatia. Ygor também pontua que, no momento da prova, lembrar de que manter a calma era importante o ajudou a superar as dificuldades.

“Às vezes eu olhava uma questão que eu não sabia responder e dizia para mim mesmo que estava tudo bem, que eram várias questões e que não seria aquela questão que impediria minha aprovação, então eu ia para a próxima, depois eu retomava, consegui ler a prova três ou quatro vezes. Com essa tranquilidade de que o trabalho [preparação] foi feito, a gente tem que esperar o resultado. Uma hora ele vai chegar”, motiva o acadêmico tocantinense.

Acadêmico Ygor de Souza no dia de sua aprovação no vestibular de Medicina (Foto: Reprodução/Acervo Pessoal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui