Em Paraíso: Seciju realiza ação com atendimentos médicos, testes rápidos e orientações para custodiados da Unidade Penal

0
398

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins, realizou uma ação de saúde com 100 consultas médicas, testes rápidos, medicações e orientações aos custodiados da Unidade Penal, nessa quarta-feira, 12. A atividade foi desenvolvida pela Superintendência de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins, por intermédio da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso e da chefia da Unidade Penal.

Na ocasião, além dos atendimentos médicos de rotina, foi realizada a triagem dos pacientes e protocolos de medicação para casos necessários, além de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como testes contra covid-19 e consultas de demanda médica, todas com orientações voltadas para a saúde dos custodiados.

O chefe da Unidade Penal, Leandro Oliveira de Sá, falou sobre a importância de ações voltadas para a saúde dos detentos. “A ação foi realizada graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e possui o intuito de orientar e instruir os presos, principalmente sobre como prevenir e tratar doenças relacionadas ao período de alta umidade”, explicou.

A enfermeira Patrícia Bazilio, que realiza atendimentos na Unidade, pontua que a ação é de rotina e ocorre durante as quartas-feiras, todavia, há uma atenção maior em decorrência da atual situação com mais probabilidade de doenças gripais e pela pandemia da covid-19. “A saúde dos detentos deve ser constantemente acompanhada, porque eles vivem em um ambiente limitado, recluso, então doenças podem se espalhar de forma rápida. Para que isso seja tratado e evitado, realizamos atendimentos semanais com triagem, testagem e medicação”, pontuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui