Governo do Tocantins disponibiliza kits de Inseminação Artificial do Programa Mais Genética

0
40

O programa Mais Genética Tocantins está disponibilizando 130 mil kits para Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF), sendo 100 mil para gado de corte e 30 mil para gado de leite, contemplando pequenos e médios pecuaristas dos 139 municípios tocantinenses.

O programa é uma parceria entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Banco Mundial, Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar).

Para acessar os benefícios do programa Mais Genética, o produtor deve seguir algumas normas como ser pecuarista de gado de corte ou leite; escolher entre contratar a mão de obra particular ou receber o benefício do Sebrae/Senar, que vai disponibilizar a mão de obra gratuitamente, se o produtor optar pela mão de obra do Sebrae/Senar, é necessário entrar em contato com estas instituições e ressaltar que quer ter acesso ao programa Mais Genética do Governo do Tocantins.

Se o produtor optar por contratar mão de obra particular, é necessário realizar o cadastramento da propriedade pelo site da Seagro www.to.gov.br/seagro; apresentar atestado assinado pelo médico veterinário de fêmeas aptas para receber a IATF – modelo disponível no site da Secretaria da Agricultura; apresentar ficha da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec); realizar a escolha de reprodutores – catálogo de touros disponível no site da Secretaria da Agricultura – www.to.gov.br/seagro; agendar data e horário na Gerência de Pecuária da Seagro para retirada dos materiais. Telefone para contato ou dúvidas (63) 3218-2161.

É preciso trazer botijão de sêmen e caixa de isopor com gelo para buscar os kits, além de apresentar relatórios assinados pelo produtor e pelo médico veterinário até 60 dias da retirada dos kits.

Outras informações sobre o Programa podem ser esclarecidas via telefone (63) 3218-2161 ou pelo e-mail: [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui