Governo do Tocantins e Marinha discutem ordenamento do uso do lago de Palmas

0
290

Parcerias voltadas a projetos de ordenamento do uso do lago de Palmas, segurança náutica e estímulo a prática de atividades esportivas foram avaliadas nessa quarta, 19, pelo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho, e pelo Capitão Fluvial do Araguaia-Tocantins, Capitão de Fragata Artur Roberto Quirino da Silva. A reunião foi acompanhada pela vice-presidente Jocelia Costa.

“Não tenho dúvida que essa integração entre poderes e administrações federal, estadual e municipais pode trazer muitos benefícios a população”, afirmou Hercy Filho, ressaltando que levará o resultado desta primeira reunião ao governador Wanderlei Barbosa, para que ele possa participar pessoalmente de novos encontros.

O presidente da Adetuc e o Capitão Artur falaram da importância da Carta Náutica para o desenvolvimento de atividades turísticas e esportivas no lago. A necessidade de retirada dos paliteiros – troncos da vegetação original da área que foi alagada após a construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães – também foi abordada. “A segurança do turista está na pauta do dia”, lembrou.

Outro tema abordado foi a capacitação profissional. “É fundamental aliar treinamento em prevenção e gerenciamento de crises aos trabalhadores que detém conhecimento profundo sobre os rios e lagos de suas regiões”, pontuou o Capitão Artur, ao colocar a Capitania dos Portos a disposição para parcerias neste sentido.

A visita também contou com apresentação do Tenente Paulo Henrique sobre o projeto Forças no Esporte (Profesp), que tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, atendendo prioritariamente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A proposta é ampliar o projeto, que foi suspenso em função da pandemia da covid-19.

Lago de Palmas

O lago possui 172 km de extensão e 8 Km de largura (compreendendo uma área de 630 km²). Somente na Capital do Tocantins, são 54 km de espelho d’água. Graciosa,  Prata, Caju, Buritis e Arnos, além da Ilha Canela são praias permanentes e contam com infraestrutura e barracas.

Estimular a visitação turística e a prática de esportes náuticos e da pesca esportiva é uma das ações da Adetuc.

Pôr do Sol no lago é um dos cartões postais de Palmas – Emerson Silva/Governo do Tocantins

Jocélia Costa, Capitão Artur e Hercy Filho falaram de parcerias – Seleucia Fontes/Governo do Tocantins f

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui