Emissora de rádio do Governo do Tocantins, 96 FM, completa 22 anos, ganha novos investimentos e assume nova marca

0
425

A partir desta terça-feira, 1° de fevereiro, ao sintonizar a frequência da rádio 96 FM, o ouvinte notará algumas mudanças sutis. Mudanças que revelam o início de uma nova fase da emissora, que chega aos 22 anos de funcionamento, demonstrando vigor e capacidade de reinvenção. A rádio passa a se chamar Unitins FM e ganha investimentos para ampliação e qualidade do sinal, mudanças na programação e renovação do compromisso de valorização da cultura tocantinense.

A emissora do Governo do Tocantins integra a estrutura da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a mudança no nome vem sendo implementada de forma gradativa, sendo que, desde o início deste ano, já aparece Unitins FM nos aparelhos de som mais modernos. A data de início das mudanças, este 1° de fevereiro, marca as comemorações dos 22 anos da emissora pioneira de Palmas e a primeira rádio educativa do Tocantins.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, lembra que a Universidade sempre foi a detentora das outorgas de funcionamento das emissoras de rádio (96 FM) e da TV (TVE Tocantins), que até final de 2018 eram executadas pela extinta Fundação Redesat. “Na prática, a Universidade sempre emprestou essas autorizações para que outras instituições, criadas pelo Estado, gerissem a programação dessas emissoras”, explica o reitor, enfatizando que, a partir de 2019, a antiga estrutura da Redesat foi transferida para a Unitins. “Por que a Universidade? Porque a Unitins é a dona das outorgas. Então, de qualquer forma a Unitins estava envolvida neste trade de comunicação do Estado”, ressalta.

Augusto Rezende conta que, após a incorporação das emissoras para a estrutura da Universidade, deu-se início a um trabalho de levantamento de toda a estrutura e equipamentos disponíveis e planejamento para a nova estruturação tanto da rádio, quanto da TV.

“Colocamos o estúdio de TV em funcionamento, fizemos investimentos na ampliação do sinal da rádio com transmissor digital e realizamos reforma na estrutura de rádio e da TV. Agora, já buscamos as outorgas de autorização para o funcionamento da rádio em Gurupi e Araguaína”, relata o reitor, que faz questão de destacar que a rádio, nesses 22 anos de existência, construiu uma trajetória de sucesso na prestação de serviços à sociedade tocantinense.

“A 96 FM, como toda a sociedade sabe, é uma sequência de um trabalho bem feito na comunicação pública do Estado do Tocantins e acreditamos que ela caminhará para uma valorização ainda maior com a marca Unitins, voltada para comunicação educativa”, finaliza Augusto Rezende.

A necessidade de mudança no nome da emissora vem a partir do projeto de expansão da rádio, que hoje já tem sinal em cerca de 40 municípios do Tocantins, além do alcance mundial a partir da internet, com site e aplicativo próprios. O nome 96 FM é uma referência à frequência da emissora em Palmas (96,1 megahertz), mas nos demais municípios a programação é sintonizada em outras frequências. Com a expansão, o sinal da rádio deve chegar a aproximadamente 80 municípios tocantinenses.

O diretor de TV e Rádio da Unitins, jornalista Sebastião Vieira de Melo, acompanhou de perto boa parte da história das emissoras ao longo dessas duas décadas, lembrando dos sonhos e dos desafios no processo de implantação das organizações de comunicação no novo Estado. Ele integrou a comissão responsável pela efetivação do projeto encomendado pelo Governo do Tocantins no final dos anos 90. Segundo ele, depois de muita luta em várias frentes – engenharia, técnica, logística, jurídica – no dia 1° de fevereiro de 2000 foram oficialmente acionados os transmissores da Rádio Educativa Unitins, que à época, se chamava Rádio Palmas FM.

O pesquisador da história do rádio no Tocantins, jornalista Cláudio Paixão, conta que a emissora foi inaugurada ainda sem toda a documentação necessária. Apenas em 26 de março de 2001, foi expedida a licença de funcionamento do serviço principal da rádio e, em 4 de junho de 2002, a licença do serviço auxiliar. O jornalista relata que, no início, a rádio se dedicava à transmissão de poucos programas, dentre eles, a Voz do Tocantins, um informativo que noticiava as ações do Governo em cadeia com outras emissoras.

Sebastião Vieira de Melo avalia que, agora, a já denominada Unitins FM está trilhando o caminho de retomada do projeto inicial. “Vejo que a rádio está resgatando o seu projeto original, que é ser uma rádio educativa e cultural, sem perder de vista o entretenimento, mas com foco na cultura regional, contando a nossa história, as realizações do nosso povo”, defende.

“Nestes 22 anos de história da nossa rádio, sempre foi um prazer fazer uma programação educativa, de qualidade, com muita informação com toda a responsabilidade de nossos apresentadores, dos nossos locutores, um grande time de repórteres, trazendo sempre o melhor com muita qualidade e credibilidade”, comenta a coordenadora da Unitins FM, jornalista Carlla Morena, que anuncia novidades na programação da emissora. “Estamos inaugurando novas vinhetas e programas com novos nomes”, comenta a radialista.

Carlla Morena explica que, em breve, superada a pandemia da covid-19, a emissora realizará eventos presenciais com a participação dos ouvintes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui