Polícia Federal combate fraudes com a utilização de documentos falsos em nome da Superintendência Regional do Trabalho no Tocantins

0
348

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16/02) a Operação “Fake
Work”, com o objetivo de dar cumprimento a mandado de busca e apreensão contra indivíduo que praticava fraudes contra empregadores na cidade de Araguaína/TO.

O investigado se utilizava de documentos falsos em nome da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Tocantins, fazendo constar nas notificações falsas símbolos e rubricas de auditores-fiscais do trabalho.

Durante as investigações a Polícia Federal apurou que o investigado elaborava termos de notificação falsos, que supostamente teriam sido emitidos pela Superintendência Regional do Trabalho no Estado do Tocantins (SRTb-TO), inclusive com a inserção de assinaturas de auditores fiscais do trabalho e timbre do respectivo órgão.

Após a elaboração da notificação falsa o referido documento era encaminhado às empresas informando-as acerca da necessidade de cumprir exigências relacionadas à segurança e à medicina do trabalho, sendo que posteriormente o investigado se apresentava oferecendo serviços que viabilizem o cumprimento das medidas exigidas pela SRTb- TO.

A ação de hoje busca obter mais elementos que apontem a eventual participação de terceiros, bem como, possível ressarcimento dos danos causados assim como possibilita entender melhor a forma de atuação deste e outros grupos criminosos.
O investigado poderá responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documento e usurpação do exercício de função pública.

O nome da Operação “Fake Work” faz referência ao trabalho dissimulado realizado pelo
investigado, no tocante ao envio de comunicação falsa para consequente realização de
prestação de serviço. Destaca-se que em razão da Pandemia causada pela COVID-19, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui