Polícia Militar realiza aula inaugural do Curso de Formação de Praças em Paraíso

0
298

Ascom

Na manhã dessa quarta-feira, 30, foi realizada no Auditório do Teatro Cora Coralina no Centro de Paraíso do Tocantins, a aula inaugural do Curso de Formação de Praças, CFP/2022, com mais de 30 alunos que farão o curso na sede do 8º BPM.

Foi dada a abertura oficial para o Curso de Formação de Praças, e o 8º BPM recebeu uma turma com mais de trinta alunos que formarão no próprio Batalhão, numa parceria institucional com o IFTO, parceria esta que resultará na primeira turma de Soldados da PMTO com formação em Ensino Superior que, ao final, os alunos receberão o título de Tecnólogo em Segurança Pública.

Para o Comandante do 8º BPM, Tenente Coronel PM Denyure de Menezes Cavalcante, a formação desses novos integrantes da Instituição PMTO será importante, uma vez que vai possibilitar a reabertura de alguns destacamentos e pelotões do Vale do Araguaia que estão sofrendo a falta de efetivo. “A formação que ora se inicia será marcante para nossa instituição, haja vista ser a maior turma formada pela PM de uma vez só, cerca de 1000 novos militares em todo Estado”. Disse o Comandante.

“É importante salientar aos alunos praças que o processo de formação será árduo e rigoroso, entretanto, o objeto é capacitá-los para que estejam altamente preparados para enfrentar a guerra diária no combate a marginalidade”, completou e finalizou usando uma expressão casernal: “firmem a carcaça e trinquem os dentes, pois aqueles que perseverarem ao final, terão a honra de envergar esta farda, e a nobre missão de servir e proteger a sociedade tocantinense”. Finalizou o Comandante Ten Cel Cavalcante.

O Tenente Coronel Leandro Guimarães Nunes, Diretor de Gestão Profissional da Corporação, que no ato representou o Comandante Geral da PM, Coronel Júlio Manoel da Silva Neto, observou que “a sociedade tocantinense confia na formação desses novos policiais militares, e que baseados na rigidez da hierarquia e disciplina, estarão prontos para bem servir essa exigente sociedade, pois deverão dosar a nossa atuação, pois irão lidar com o que tem de melhor e de pior nessa mesma sociedade”. Destacou.

Em sua fala o Diretor do IFTO, Campus Paraíso, Prof. Flávio Eliziário de Sousa evidenciou a importância da parceria com a Polícia Militar no processo de formação dos novos militares tocantinenses. “Para o IFTO é uma responsabilidade muito grande ser parte desse processo formativo, e o Instituto Federal vem se preparando ao longo de vários meses para que tudo seja conduzido da melhor maneira, pois o maior ganho será para a sociedade que terá profissionais de segurança maiores e melhores capacitados para protegerem o cidadão, além de saírem do curso com a titularidade superior de Tecnólogos em Segurança Pública”.

O prefeito de Paraíso, Celso Moraes, destacou a importância de ter uma turma de alunos soldados formando na cidade, pois, sem dúvida, irá ajudar muito na questão da segurança pública local e do Vale do Araguaia, visto que acredita que destes, a maioria vai querer permanecer na cidade e região. Ao final, reiterou a firme parceria do poder executivo municipal no processo formativo, se colocando à disposição do que for preciso para que os alunos sejam bem formados e se tornem excelentes profissionais policiais militares.

O evento teve como ponto alto uma proveitosa palestra ministrada pelo Ten Cel PM Autieres Bezerra Pimentel, Coordenador do Serviço Operacional da PMTO em todo o Estado, com o tema: Aspectos jurídicos da atuação policial militar, cujo objetivo principal foi mostrar aos alunos praças que a atividade incumbida ao policial militar deve estar sempre baseada nos aspectos legais que norteiam a sociedade.

Por fim o aluno praça Cleandro Quixabeira mencionou que “ingressar na Polícia Militar do Tocantins é a realização de um sonho. Desde pequeno sonhei em fazer parte dessa honrosa instituição e hoje, graças a Deus, esse sonho está se tornando realidade. Espero poder dar a minha parcela de contribuição com a segurança do povo tocantinense, que pode esperar profissionais exemplares, pois teremos instrutores muito bem capacitados durante todo processo de formação”. Disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui