Prefeito Celso Morais participa de Fórum do Autismo, promovido pela Câmara Municipal

0
316

Ascom

A Câmara de Vereadores de Paraíso do Tocantins promoveu na última terça-feira, dia 5, o 1° Fórum Autismo – Conscientização e Apoio, que aconteceu no Plenário Benedito Bandeira, sendo aberto à comunidade. O Prefeito Celso Morais participou da programação, que contou com Roda de Conversa, com a presença de especialistas no assunto.

Além de Celso Morais, também estiveram presentes na oportunidade, o Presidente da Câmara, Walter Gontijo (MDB), dentre outros vereadores da atual legislatura, além do Secretário Municipal de Educação e Juventude, Deley Oliveira, e a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Hilma Mascarenhas.

A Roda de Conversa, que contou com a presença de grande público, teve como moderador o Professor Josivaldo Morais. Participaram do debate, a psicóloga especialista em autismo e mestre em psicologia e ABA (Applied Behavior Analysis), que é a Análise do Comportamento Aplicada, Letícia Bringel; a advogada e Vice-Presidente da Associação Anjo Azul, que atua nesta área, Rosa Helena Ambrosio; e a professora e mãe de autista, Graziani França.

De acordo com o Presidente da Câmara, Walter Gontijo, o objetivo do evento é promover uma maior divulgação ao tema. “Esse evento reflete nossa preocupação em buscar maior conhecimento e aceitação do autismo. Estamos trazendo pessoas qualificadas e especializadas para desenvolver o assunto, esclarecendo as dúvidas da comunidade”, explicou.

Celso Morais parabenizou a iniciativa e comentou a importância do debate. “Quero parabenizar a Câmara Municipal pela iniciativa e dizer que somos apoiadores e queremos sempre estar juntos de ações como esta, que promove o diálogo e o conhecimento na sociedade”.

Considerado um transtorno no desenvolvimento neurológico da criança, o autismo gera alterações na comunicação e dificuldades de interação social, como explicou a psicóloga Letícia Bringel. “É importante que os responsáveis pelas crianças se atentem às dificuldades no contato visual, na parte social, comportamentos restritos e estereotipados, que são sinais que devemos ficar atentos. Ao identificar algo neste sentido, os responsáveis devem procurar um profissional especializado da psicologia, da neurologia ou da psiquiatria”, informou.

Durante o evento também foi distribuído um folheto educativo, com informações sobre o autismo e as formas de tratamento.

Texto e Fotos: Fernando Rios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui