Polícia Federal desarticula grupo criminoso responsável por fraude em financiamento bancário, corrupção e lavagem de dinheiro no Tocantins

0
478

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13/04) a “Operação Planta de Crédito” com cumprimento de mandados de busca e apreensão contra produtores rurais, familiares, empregados e gerentes de banco que teriam realizado financiamentos rurais, com
claro desvios de finalidade e em nome de terceiros, para cobrir outros financiamentos rurais anteriores, sem o devido plantio de lavoura vinculado à liberação do crédito.

Aproximadamente 18 (dezoito) Policiais Federais cumprem 4 (quatro) mandados de busca e apreensão nas cidades de Palmas/TO, Colmeia/TO, Colinas do Tocantins/TO e
Palmeirante/TO, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas.

Durante as investigações a Polícia Federal apurou que um grupo familiar se utilizava de
empregados para requerer financiamentos rurais. Após a concessão dos empréstimos, os
valores eram repassados para este grupo que quitava financiamentos anteriores. A liberação do crédito contaria com a participação de funcionários da instituição financeira concedente, que receberam benefícios para aprovação dos financiamentos. O montante das operações de crédito é de pelo menos R$ 1,2 milhão de reais.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de
fraude em financiamento bancário, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa, cujas penas somadas podem ultrapassar 28 (vinte e oito) anos de reclusão, bem como podem ter bens penhorados para ressarcir a instituição financeira vítima.

A operação deflagrada pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins
fortalece a proteção ao crédito do produtor rural e coíbe o desvio de recursos destinados ao
desenvolvimento socioeconômico da região.

Com a ação espera-se colher outros elementos probatórios em desfavor dos investigados e de eventuais envolvidos que tenham participado e/ou se utilizado da fraude e de seus recursos.

O nome “Planta de crédito” refere-se à prática de sucessivos financiamentos de lavoura sem a efetiva produção rural, denotando que a única semente efetivamente plantada eram contratos bancários.

Destaca-se que em razão da Pandemia causada pela COVID-19, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

Comunicação Social – Polícia Federal no Tocantins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui