Adapec promove palestra na Agrotins sobre as boas práticas agrícolas no uso de agrotóxicos

0
435

Com o objetivo de levar informação e conhecimento aos participantes da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), que ocorre no Centro Agrotecnológico de Palmas, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), promoveu na tarde desta sexta-feira, 13, uma palestra sobre as boas práticas agrícolas no uso de agrotóxicos. A feira teve início na terça-feira, 10, encerra neste sábado, 14, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na rodovia TO-050, em Palmas, saída para Porto Nacional.

O tema foi ministrado pelo responsável técnico do Programa Estadual de Agrotóxicos da Adapec, Juliano Milhomem. De maneira interativa o palestrante levou o público participante, formado por estudantes, produtores e profissionais de agronomia, a refletirem sobre os conceitos desses produtos, toxicologia, uso correto e seguro de equipamento de proteção individual, cuidados na aplicação, destinação correta das embalagens, rótulos e suas classificações, crimes ambientais, armazenamento de embalagens cheias e vazias, legislação federal e estadual sobre agrotóxicos, entre outros.

“Nosso intuito aqui foi despertar sobre a importância dos defensivos agrícolas que está presente no dia-a-dia dos produtores e na produção de alimentos. Estes produtos quando mal utilizados podem trazer riscos aos agricultores, nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável no Tocantins, que utilize os defensivos agrícolas sem riscos para à sua saúde humana, animal e para o meio ambiente”, destacou Juliano Milhomem.

O estudante de agronomia Luiz Henrique Mercado, disse que trabalha com seu pai na fazenda e fazem uso de defensivos agrícolas, e que a palestra trouxe informações importantes que ele passará a adotá-las no dia-a-dia na propriedade. Para o Igor Fayder, também estudante de agronomia, o que lhe chamou a atenção foram os efeitos que esses produtos podem causar no ser humano quando utilizados de forma incorreta, além disso, ressaltou o processo de legislação, elogiando o fato de poder conhecer na prática como é feito o trabalho de fiscalização destes produtos pela Adapec.

A Adapec promove conscientização sobre uso correto e seguro de defensivos agrícolas junto aos produtores rurais por meio de ações de educação sanitária, como palestras, curso e orientações feitas nas fiscalizações cotidianas que a Agência realiza nas propriedades.

Curso sobre uso correto e seguro de agrotóxicos

A Adapec disponibiliza, de maneira gratuita para os interessados, o curso Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos, por meio do módulo Ensino a Distância (EAD). A qualificação profissional nessa área é uma das exigências legais para todos aqueles que trabalham com aplicação de defensivos agrícolas. O usuário que cumprir todas as etapas exigidas no curso receberá certificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui