Na Agrotins 2022, Ruraltins repassa equipamentos para o laboratório de pesquisa da Embrapa Pesca e Aquicultura

0
420

Na manhã desta sexta-feira, 13, quarto dia da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), o Instituto Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) repassou, à Embrapa, Pesca e Aquicultura, diversos equipamentos de alta tecnologia, visando à estruturação dos laboratórios de pesquisa da instituição.
A aquisição dos equipamentos é fruto de convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Caixa Econômica Federal, com execução do Ruraltins, tendo por objetivo fortalecer as cadeias produtivas da piscicultura. Os equipamentos serão utilizados para a estruturação dos laboratórios de pesquisa da Embrapa na área da aquicultura.

A entrega dos equipamentos foi formalizada em ato com o presidente do Ruraltins, Washington Ayres; e a chefe da Embrapa Pesca e Aquicultura, Daniela de Bem. O ato contou ainda com a presença de representantes da Superintendência do Mapa no Tocantins, Elso Polizel; da Caixa Econômica Federal, Antônio Bianchi, do presidente da Empresa Brasileira de Assistência e Extensão Rural do Piauí, Leonardo Nogueira, e do diretor técnico, André Rocha.

Com a assinatura do Termo de Cessão, que contempla o repasse de 12 equipamentos, a Embrapa será referência nacional em mapeamento genético de peixes comerciais amazônicos, bem como nas áreas de reprodução, fisiologia, nutrição, sanidade, processamento, bioindicadores, sistemas de produção e impacto ambiental.

A chefe-geral da Embrapa, Danielle de Bem, agradeceu aos financiadores e aos parceiros do projeto e destacou a importância desses equipamentos. “Esses equipamentos estão vindo para estruturar nossos laboratórios, para os acadêmicos da piscicultura. Com esses equipamentos, poderemos produzir dados mais fidedignos para toda a região do Tocantins. Agradeço aos nossos financiadores, nossos parceiros Ruraltins, SFA [Secretaria da Agricultura familiar] e Caixa Econômica por estarem doando esses equipamentos para a Embrapa”, complementou.

“A aquisição desses equipamentos para aparelhar o laboratório da Embrapa Pesca e Aquicultura é de grande relevância para o desenvolvimento da atividade de aquicultura no nosso Estado, e até mesmo para o Brasil. São equipamentos de alta tecnologia voltados para a pesquisa e soluções da demanda da piscicultura, que servirá tanto para Tocantins, que tem forte vocação para a piscicultura quanto para o Brasil”, informou o presidente do Ruraltins, Washington Ayres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui