Governo do Tocantins e Marinha assinam Acordo de Cooperação Técnica para Levantamento Hidrográfico do Lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães

0
54

O lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães vai passar por Levantamento Hidrográfico, garantindo, assim, melhorias e segurança para a população. Isso foi possível graças ao Acordo de Cooperação Técnica que foi assinado pelo Governo do Tocantins, nesta quinta-feira, 26, em parceria com a Marinha Brasileira. O evento ocorreu na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), sede da Marinha em Palmas, e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa.

O Levantamento Hidrográfico será realizado na extensão do lago na capital Palmas, incluindo ainda áreas no município de Porto Nacional. Esse estudo resultará na Planta Batimétrica do Lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães, que definirá as áreas perigosas para as embarcações de veículos aquáticos, avaliará as operações de dragagem e ainda analisará e mapeará a profundidade em alguns pontos do lago.

Com esse documento, será possível realizar sinalização, limitação, isolamento de trechos considerados perigosos e ainda o balizamento no lago, garantindo mais segurança para os usuários. O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância dessa ação, já que o Lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães é composto por praias e áreas para banhos em diversas cidades do Tocantins. “Esse nosso levantamento, esse trabalho que será feito vai trazer mais segurança. Já tivemos muitos acidentes e, se nós pudermos evitar, assim faremos e queremos a Marinha conosco. O Lago é muito utilizado para o turismo, agradecemos essa parceria e vamos continuar usando as nossas águas para os esportes náuticos, para o lazer e o turismo, mas sem colocar em risco a vida das pessoas”, afirmou o Governador.

Na extensão do lago, existem inúmeros bancos de areia, troncos e galhadas de árvores, que acabam contribuindo para acidentes envolvendo embarcações. Segundo o comandante do 7° Distrito Naval, vice-almirante Gilberto Santos Kerr, a Planta Batimétrica do Lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães é um desejo antigo da Marinha, que agora vai trabalhar mais respaldada, garantindo melhores resultados na segurança para a população. “É uma alegria estar assinando esse acordo, que é muito importante para a Marinha. Há mais de um ano, busco esse acordo para que pudéssemos fazer esse levantamento hidrográfico e dar mais segurança para a população que utiliza o lago. Esse levantamento é fundamental e agradeço ao Governo por abraçar essa missão com a Marinha”, afirmou o vice-almirante Gilberto Santos Kerr.

A expectativa é que a Planta Batimétrica fique pronta em outubro deste ano e a assinatura do Acordo de Cooperação é resultado de uma solicitação do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Hercy Filho, afirmou que, além de estruturar o lago e garantir assim mais segurança, o documento garantirá o fomento do turismo local. “Esse trabalho é extremamente importante para o turismo e o esporte náutico. Teremos uma radiografia completa, uma fotografia de profundidades de questões que aparecem no decorrer dos corredores de navegação e de exercício de esportes náuticos, o Tocantins é um Estado de águas e a Marinha é nossa parceira no turismo, queremos atrair mais turistas, mas de forma segura”, destacou o secretário.

Acompanharam o Governador no evento de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica: o capitão de Fragata capitão dos Portos, Artur Roberto Quirino da Silva; o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Silva Neto; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins, coronel Carlos Eduardo Farias; secretários de Governo e equipe da Marinha no Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui