JUNHO PRETO: CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MELANOMA

0
414

Luiz Cláudio Araújo

O tocantinense começa a viver e a conviver com um dos períodos mais esperados do ano para os amantes da combinação praias nos rios Araguaia e Tocantins, acampamento e pele bronzeada. A partir de julho tem início a temporada do chamado ‘verão tocantinense’, época de estiagem, tempo seco, sol abundante, moda praia e exposição deliberada da pele aos raios solares, o que exige cuidado redobrado contra os perigos da ação do tempo. É preciso proteger-se dos perigos expostos.

Mas até chegar as praias, dá pra se informar e adotar os cuidados indispensáveis à saúde da pele, maior órgão do nosso corpo. No momento, uma campanha alerta sobre o câncer de pele do tipo Melanoma. Estamos no período do Junho Preto, mês de conscientização e prevenção à doença. Apesar de representar menor número (3%) de casos comparado ao de pele, o melanoma é um câncer com alto índice de mortalidade devido a alta possibilidade de provocar metástase.

De aparência na forma de mancha, pinta ou sinal, o melanoma é mais visto em adultos brancos. Em pessoas de pele negra, costuma aparecer nas áreas claras do corpo, como palmas das mãos e plantas dos pés. Alguns fatores de risco colaboram para a incidência maior em alguns grupos, veja a seguir:

Exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas – UV) 

Exposição a câmeras de bronzeamento artificial 

Pele e olhos claros com cabelos ruivos ou loiros ou ser albino 

Ter história familiar ou pessoal de câncer de pele 

Prevenção

melanoma pode ser prevenido. Quem afirma é o médico oncologista Dr Ricardo Rodrigues que, dentre os cuidados relacionados, destaca “evitar exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos e a sensibilidade ao sol torna-se um fator de risco à manifestação do câncer”. Ele completa recomendando lugares com sombra e que se faça uso de proteção adequada. “Use roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas, passe filtro (protetor) solar antes e durante a exposição ao sol”, reforça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui