Mesários convocados para trabalhar nas Eleições 2022 poderão fazer treinamento on-line e presencial

0
258

Teve início, na  segunda-feira (15/08), o treinamento das pessoas que atuarão nas Eleições Gerais de 2022 por meio do aplicativo Mesários. A capacitação também poderá ser realizada pelo portal EaD ou presencialmente nos cartórios para os presidentes de mesa.

Conforme destaca a coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Kathiene Pimentel da Silva, o treinamento de mesários é de suma importância para orientar sobre os papéis atribuídos a quem vai compor a mesa receptora de votos. Quem tiver sido convocado pela Justiça Eleitoral deverá escolher uma das modalidades de treinamento oferecidas para participar do treinamento até 1º de outubro.

Ao final do curso, mesárias e mesários deverão emitir o certificado de participação e validar o documento no Portal do Mesário utilizando o QR Code disponibilizado no certificado.

Modalidades

Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o app Mesários está disponível para download na Google Play e na App Store. Além de oferecer todas as informações necessárias às pessoas que auxiliarão a Justiça Eleitoral no pleito, o aplicativo possibilita a visualização do progresso das aulas e divide os conteúdos por blocos de assuntos. Para entrar na plataforma é preciso se identificar pelo número do título de eleitor. Só quem tiver sido formalmente nomeado para trabalhar nas eleições terá acesso às funcionalidades.

Já pelo EaD, basta a pessoa convocada acessar o portal de Ensino à Distância do TSE, clique na opção “Criar uma conta”. Tenha em mãos o seu número do CPF, título de eleitor e zona eleitoral. Em “Buscar cursos”, digite a palavra “mesários” e encontre a turma de treinamento indicada na sua carta de convocação e clique em “Acesso” na imagem do curso “Treinamento para Mesários – 2022 – Tocantins”.

Outra forma de se preparar para as eleições é participar do curso presencial nos cartórios que oferecem a modalidade para os presidentes de mesa. Cada zona eleitoral seguirá um cronograma com término das aulas até 1º de outubro.

OBJETIVO ESTRATÉGICO:

7 – Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

 

ASCOM/TRE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui