Agência de Metrologia fiscaliza balanças de pesagem do check-in no aeroporto de Palmas

0
72

Quem pensar em viajar de avião nesse feriadão de Carnaval ou por esses dias, pode ficar tranquilo com relação às balanças de pesagem de check-in das companhias aéreas que operam no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas.

A equipe técnica da área de Instrumentos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou operação de fiscalização nos equipamentos nesta quinta-feira, 8 de fevereiro.

No local, os agentes metrológicos realizaram a Verificação Anual Periódica em 13 balanças de pesagem que ficam nos guichês de despacho de bagagens das companhias aéreas.

O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, informa que, mesmo sendo uma ação fiscalizatória rotineira de trabalho, é importante que o consumidor saiba que a Agência está atuando sempre para manter a harmonia nas relações comerciais. “Ao fazer o despacho da bagagem, é sempre bom verificar três pontos importantes: primeiro, se o lacre do Inmetro está atualizado; ele vai até o ano seguinte; o segundo é verificar se tem o selinho amarelo ou verde; e em terceiro, verificar se o peso aparece visivelmente no display da balança. Tem que ser legível e não pode ter nenhum segmento apagado”, destacou o presidente da AEM.

Como é feita a fiscalização de balanças de pesagem

Na fiscalização, os técnicos da Agência de Metrologia observam se existem danos no visor, o que ocasiona a dificuldade ou obstrução de leitura do peso, e também fazem os ensaios metrológicos (testes) para avaliar se a balança marca corretamente a pesagem das bagagens. Para os ensaios metrológicos, utilizam pesos de 100 gramas a 70 kg. A fidelidade atesta se os resultados se repetem a cada nova aferição e o exame de excentricidade garante que todos os espaços da balança, e não somente o centro dela, registrem o peso correto da carga.

Os equipamentos fiscalizados recebem o lacre e o Selo Inmetro, que devem apresentar o ano seguinte ao período da verificação, ou seja, 2025.

Resultados da ação no Aeroporto de Palmas

A fiscalização de balanças de pesagem no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues não apontou nenhum tipo de irregularidade. O cidadão que tiver dúvida ou desejar informações sobre a verificação de qualquer tipo de balança pode entrar em contato com a Ouvidoria da Agência de Metrologia, por meio dos contatos: contato por e-mail ([email protected]) ou pelo WhatsAapp (63) 3218-2076.

Verificação Anual Periódica em 13 balanças de pesagem que ficam nos guichês de despacho de bagagens das companhias aéreas.

Fiscalização de balanças de pesagem no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues não apontou nenhum tipo de irregularidade.

SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui