Coleta Seletiva: Naturatins conta com pontos em Palmas, Araguaína e Gurupi

0
62

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reforça  o compromisso com a sustentabilidade ao expandir seus pontos de coleta seletiva. Além de Palmas, as diretorias regionais em Araguaína e Gurupi disponibilizam locais apropriados para o descarte correto de materiais recicláveis. No final do ano passado, o órgão ambiental implementou o Programa de Coleta Seletiva, a iniciativa é coordenada pelo Ecotime, um grupo de servidores voluntários que promove ações internas de eficiência socioambiental.

Foram instalados coletores internos com capacidade para 60 litros, um recipiente específico para vidros com 200 litros de capacidade, e uma cabine externa de 1,5 mil litros para o descarte de materiais mistos, como plásticos, metais, eletroeletrônicos, papéis e papelão.

O Programa de Coleta Seletiva é conduzido pelo Ecotime, um grupo de servidores comprometidos com a eficiência socioambiental. Esses voluntários desempenham um papel fundamental ao incentivar hábitos sustentáveis, como o descarte adequado de resíduos. A ação não apenas beneficia o ambiente, mas também fortalece a cultura da responsabilidade ambiental entre os servidores e a comunidade.

Para Brenda Sousa, analista da diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, a coleta seletiva ajuda ainda a conscientizar população em relação ao consumo sustentável e a preservação do meio ambiente reduzindo os impactos ambientais. “Quando separamos o lixo, facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos a chance de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta. Além de evitar a poluição das ruas e esgotos que podem causar enchentes e consequentemente grandes prejuízos aos cofres públicos. Ter um ponto de coleta no ambiente de trabalho não só nos alerta para o cuidado com o órgão, mas também para os cuidados na nossa casa”, pontuou a servidora.

Sustentabilidade em foco

Com a ampliação do Programa de Coleta Seletiva, o Naturatins reforça seu papel na promoção de práticas sustentáveis e na conscientização ambiental. A iniciativa impacta positivamente o meio ambiente, mas também estimula a formação de uma sociedade mais consciente e comprometida com a preservação dos recursos naturais. O Naturatins convida a comunidade a se engajar nesse movimento em prol de um Tocantins mais sustentável e ecologicamente responsável.

Endereços dos pontos de coletas

Em Palmas, na 302 Norte, Alameda 01, Lote 03 – Plano Diretor Norte

Em Gurupi, Av. Pernambuco, entre ruas 8 e 9, 2273 – Centro

Em Araguaína, Av. Haroldo Veloso, 250 – Lot. Dona Nelcia

Na cabine localizada na área externa do órgão em Palmas podem ser descartados itens como eletroeletrônicos – Walker Ribeiro
Lidiane Moreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui