Governador Mauro Carlesse recebe menção honrosa pelo apoio ao fortalecimento da Universidade do Tocantins

0
762

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, foi homenageado com o Certificado de Menção Honrosa em reconhecimento ao apoio incondicional que tem dispensado à Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e pelo fortalecimento e expansão da instituição no Estado. O título foi entregue na tarde desta terça-feira, 18, pelo reitor da Unitins, Augusto Rezende, durante a solenidade comemorativa dos 30 anos de criação da instituição, realizada no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O evento contou com a presença da primeira dama do Estado, Fernanda Mendonça Carlesse.

O ex-governador José Wilson Siqueira Campos também foi homenageado durante a solenidade com o Título de Doutor Honoris Causas, pela sua luta para criação do Tocantins, bem como, pela implantação de uma universidade pública no novo Estado. Ele foi representado na solenidade pelo ex-vice-governador, Raimundo Nonato Pires dos Santos. Outras 17 personalidades também foram homenageadas pela Unitins, entre elas a primeira reitora da instituição, professora Maria do Rosário Cassimiro.

O governador Mauro Carlesse disse que ficou feliz com a homenagem e que acredita que o ensino superior é fundamental para o desenvolvimento pleno do Estado. “Fico feliz com esse reconhecimento por parte da Unitins e, enquanto governador deste Estado sempre estarei apoiando a educação em todos os níveis, porque acredito que ela é importante para mudar a realidade do nosso povo e desenvolver o Estado”.

Ainda durante a solenidade o governador Mauro Carlesse assinou quatro decretos de reconhecimento e renovação dos cursos Engenharia Agronômica, Direito, Sistemas de Informação, em Palmas, e Licenciatura em Letras, no câmpus de Araguatins,

Selo Comemorativo

Durante a solenidade também foi lançado pelo governador Mauro Carlesse, pelo reitor Augusto Resende e pelo superintendente regional dos Correios, José da Cunha Filho, o selo personalizado, que vai levar a imagem representativa dos 30 anos da Unitins por todo o Brasil.

Para o reitor da Unitins, Augusto Rezende, refletir sobre a Unitins é como expressar a sua capacidade de se reinventar e renascer, uma vez que a instituição serviu de base para implantação da Universidade Federal do Tocantins, em 2002, quando a maioria do patrimônio foi repassada à UFT. “A partir daí a Unitins voltou a desenvolver um novo modelo de atuação, na formação de docentes e, em um segundo momento, voltou a se estruturar e hoje conta com mais de 90 mil certificados de graduação emitidos”, explicou.

Augusto Rezende também elogiou a postura do governador Mauro Carlesse, que ao assumir o Governo do Tocantins confiou em uma equipe de reitoria com 100% de servidores efetivos do Estado e possibilitou ainda o processo seletivo docente, que permitiu a ampliação da titulação da instituição em 70% de mestres e doutores. “Isso representou um ganho qualitativo imenso, coisa que a Unitins nunca teve em seus quadros”, destacou

A Universidade

A Unitins foi criada em fevereiro de 1990. Em três décadas já formou e diplomou cerca de 90 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento e em todas as regiões do País. Está presente atualmente com câmpus nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. Além disso, possui unidades de pesquisa nos municípios de Formoso do Araguaia, Miranorte, Araguaína e está presente em Porto Nacional, com o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) e o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi.

A Unitins tem cerca de 2.500 acadêmicos matriculados por semestre em 15 cursos de graduação presenciais e gratuitos.

A solenidade contou com a presença de representantes do Judiciário, de prefeitos, deputados estaduais, presidentes de autarquias, professores e outras autoridades.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui