Em Paraíso: Aumento da covid, dengue e gripe provoca reunião entre Secretário de Saúde e equipes das UBS e Unidade Sentinela

0
503

Tendo em vista o aumento dos casos de Gripe, Covid-19 e Dengue no Estado do Tocantins e em Paraíso, o Secretário Municipal de Saúde (Semus), Arllérico André, se reuniu na tarde da última quinta-feira, dia 06, com os médicos que atendem nas 9 Unidades Básicas de Saúde e Centro de Atendimento da Covid-19 (Unidade Sentinela). Durante a reunião, que teve início às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, foi tratado sobre o Plano de Enfrentamento e Combate a essas doenças, fluxo de atendimento, assistência à saúde, serviços de saúde 24 horas, classificação de risco, exames ofertados pela rede, além de imunização e vigilância do óbito.

Também participaram da reunião, a Superintendente de Administração da Semus, Lívia Milhomem Nevack; a Diretora da Vigilância em Saúde, Simone Oliveira; a Diretora da Atenção Básica, Solange Moraes a Diretora Técnica da Equipe Médica, Elissa Maynardes; além da Coordenadora do Centro de Atendimento da Covid-19, Larissa Tamara; a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Brandão e a Coordenadora da Imunização e Vigilância do Óbito, Taianny Aguiar.

Gripe e Covid19

De acordo com Arllérico André, este é um momento que requer cuidados especiais por parte da comunidade. “Estamos passando por um momento de grande circulação do vírus da gripe e da Covid-19 e pedimos aos munícipes que adotem as medidas protetivas para que possamos reduzir a transmissão do vírus”, enfatizou.

“Também é importante atualizar o cartão de Vacina, utilizar máscara de proteção facial, higienizar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar, deixar o ambiente sempre ventilado, cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir, não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar aglomerações e manter o distanciamento” orientou o Secretário.

O Secretário Municipal de Saúde informou ainda que no Centro de Atendimento da Covid-19 – Unidade Sentinela está sendo realizado os exames, com resultado imediato em todos os pacientes que apresentam sinais e sintomas de síndromes gripais com início dos sintomas há mais de 3 dias.

“Pedimos a compreensão de todos, pois em função do alto fluxo e aumento da demanda, o tempo de espera pode prolongar, mas a equipe está empenhada para atender a população de acordo com a classificação de risco com bastante eficiência e eficácia”, informou.

Dengue

Com o início do período chuvoso os casos de dengue e outras arboviroses estão sendo identificadas no município, em função disso a Gestão Municipal tem trabalhado para reduzir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e alerta que 80 % dos focos, conforme último levantamento, estão sendo encontrados dentro das residências no qual pedimos a ajuda de todos para combater o mosquito.

A secretaria está realizando mutirões nas residências do município para averiguar focos do mosquito transmissor. Quando encontrado este é eliminado e durante as visitas os moradores são orientados a não deixar água parada em pneus, caixa de água, garrafas e etc. Importante o manejo do lixo doméstico.

Também está sendo realizado quinzenalmente, a inspeção dos pontos estratégicos (parque agropecuário, cemitério, borracharias dentre outros), tratamento focal e borrifação UBV. Averiguando denúncias de possíveis focos.

Na mídia digital foram criados flyers de divulgação sobre o combate ao mosquito. Além de avisos através do rádio e televisão.

A coleta de sangue está sendo realizamos diariamente na Unidade Básica de Saúde Araci Aires Parente (Sespe), sendo encaminhadas para o Lacen – Laboratório Central do Estado, para o diagnóstico de doenças como dengue, zika e Chikungunya.

Sobre a utilização de Carro Fumacê, a Gestão Municipal através do Prefeito Celso Morais protocolou junto ao governo do estado a solicitação para o município de Paraíso. O mesmo encontra-se em fila de espera, tendo em vista que outros municípios por critério epidemiológico se encontram em situação crítica com óbitos confirmados de dengue hemorrágica.

“Seguimos adotando todas as medidas possíveis para combater a dengue, sendo uma responsabilidade de todos e o Prefeito Celso Morais tem nos dado o apoio necessário a essas ações da saúde, não medindo esforços para o andamento dos serviços e garantindo um atendimento íntegro a população de Paraíso do Tocantins”, destacou o Secretário.

ASCOM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui